- França, c. 1450-1460
- Pergaminho, 173 fls.
- Inv. LA135
Livro de Horas
Este livro de orações, utilizado para o culto privado, foi executado, provavelmente, na região do Loire. Todos os seus fólios estão ricamente decorados com pinturas atribuídas a um artista próximo do Mestre de Jouvenel des Ursins. São da sua responsabilidade as inúmeras miniaturas de página inteira, letras capitais historiadas e margens com delicadas ramagens e arabescos dourados, onde se incluem pequenos quadros com animais fantásticos ou cenas alusivas ao conteúdo dos textos que ladeiam.
O f. 83v, aqui apresentado, tem como tema central a Traição de Judas, no momento em que o Apóstolo beija Cristo, denunciando-o à soldadesca. Em reforço do tema surgem mais três momentos relacionados com este episódio, ou seja, Judas recebendo os três dinheiros, O Lava-pés e a Última-Ceia. Inscrito na letra «D» está representado o culminar da cena com Judas enforcado numa figueira, torturado pelo remorso dos seus actos.
Embora se desconheça para quem este Livro de Horas foi realizado, a representação de uma mulher em oração na margem inferior do f. 147r, sob a miniatura com A Virgem e O Menino, poderá ser uma alusão à sua proprietária.
Coleção H. Bordes [ex-libris]; Coleção Frédéric Engel-Gros, Château de Ripaille, Thonon, Sabóia. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Henri Leclerc, na venda da Coleção Engel-Gros, Galerie Georges Petit, Paris, 2 de junho de 1921 (n.º 3).
A. 25,2 cm; L. 17 cm
Nova Iorque 1999
Katharine Baetjer e James David Draper (eds.), «Only the Best». Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, catálogo de exposição. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1999, pp. 36-37, cat. 14.
Lisboa 2001
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 88, cat. 64.