- Turquia Oriental, Cutaia, século XVIII
- Cerâmica pintada sob o vidrado
- Inv. 220
Lampadário
Executado em Cutaia, utilizando uma gama cromática típica deste centro de fabrico e recorrendo a uma temática decorativa de inspiração cristã, este lampadário, de pequenas dimensões e morfologicamente diferente das lâmpadas de mesquita, terá sido encomendado para uso privado.
A decoração em registos horizontais consiste em motivos em forma de estrela, perfurados, alternando com motivos florais, a azul sobre fundo branco. Na pega e no bordo, cabeças de anjos inscritas em meias palmetas surgem encimadas por uma cruz.
A maioria das lâmpadas desta época são em metal e serviram como protótipo das poucas lâmpadas existentes em cerâmica. Possuem geralmente três pegas por onde passam as correntes de suspensão e são maiores do que este exemplar.
Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Howard Carter, Cairo, 23 de março de 1929.
Bochum 1995
Armenian Wiederentdeckung einer alten Kulturlandschaft, catálogo de exposição. Bochum: Museum Bochum, 1995, p. 318, n.º 213.
Londres 2001
Vrej Nersessian, Treasures from the Ark. 1700 Years of Armenian Christian Art, catálogo de exposição. Londres: The British Library, 2001, p. 145, n.º 61.