• Japão, finais do século XVIII, início do século XIX 
  • Laca, madrepérola e pedras duras 
  • Inv. 1364

Inrō

Este inrō em laca vermelha, de quatro caixas ou compartimentos, tem a assinatura de Yoyusai. A composição decorativa que se prolonga por toda a superfície da peça, representa um esquilo, em relevo, suspenso nos ramos de uma videira, com cachos de uva pendentes, em madre-pérola, algumas folhas em marfim colorido de verde e outras em hiramakie (pintura a ouro polvilhada sem relevo).

A assinatura do artista aparece na base, em letras douradas. No interior do inrō foi utilizada a técnica nashiji (laca polvinhada com pequenas partículas de folha de ouro).

Coleção Norie, 1900; Coleção Sir Trevor Lawrence. Adquirida por Calouste Gulbenkian, através de B. Coureau, na venda da Coleção Sir Trevor Lawrence, Christie's, Londres, 4 de dezembro de 1916.

A. 7,5 cm; L. 5,5 cm; Prof. 2,5 cm 

Goffen 1995

Rona Goffen (ed.), Museums Discovered. The Calouste Gulbenkian Museum. Fort Lauderdale, Florida: Woodbine Books, 1995, pp. 200-201.

Lisboa 2001 (a)

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 80, cat. 58.

Lisboa 2001 (b)

Pedro Moura Carvalho (coord.), O Mundo da Laca. 2000 Anos de História, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 80, cat. 58.

Atualização em 21 junho 2022

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