• Londres, 1873
  • Mármore
  • Inv. 562

Flora

Jean-Baptiste Carpeaux

Inspirada no alto-relevo executado, a pedido do arquiteto Lefuel, para o Pavilhão de Flora, no palácio do Louvre, que tinha por tema «O Triunfo de Flora», Carpeaux fez mais tarde uma figura isolada a que chamou «Primavera».

Modificando a atitude e o movimento da sua criação anterior, a nova Flora, acocorada, enfeita os cabelos com flores enquanto esboça um sorriso, com o qual conquistou de imediato o público. O rosto teve como modelo Anne Foucart, filha do seu grande amigo Jean-Baptiste Foucart.

Esta versão em mármore foi executada em 1873, aquando da estada de Carpeaux em Londres, onde se refugiara após a queda do II Império. A encomenda partiu de um grande amador de arte inglês, de nome Turner, retratado por Carpeaux na mesma época.

Coleção Henry James Turner, 1873; Coleção E. Cronier, até 1905. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Graat, na Venda E. Cronier, Galerie Georges Petit, Paris, 4 de dezembro de 1905 (lote 121).

A. 97 cm; L. 65 cm; Prof. 60 cm

Figueiredo 1992

Maria Rosa Figueiredo, A Escultura Francesa. Catálogo de Escultura Europeia, vol. I. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1992, pp. 154-159.

Nova Iorque 1999

Katharine Baetjer e James David Draper (eds.), «Only the Best». Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon, catálogo de exposição. Nova Iorque, The Metropolitan Museum of Art, 1999, pp. 130-131, cat. 62.

Lisboa 2001

Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 164, cat. 140.

Atualização em 09 junho 2022

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