- Egito, Época Baixa, XXVI dinastia (c. 664-525 a. C.)
- Faiança policroma
- Inv. 410A, 410B, 410C e 410D
Conjunto de estatuetas planas de ornamento funerário
Este conjunto de figuras representa os filhos do deus de Hórus (Imseti, Duamutef, Hapi e Kebenhsenuef, faltando este último no conjunto). Estas pequenas estatuetas planas apresentam, no seu aspeto geral, três bandas horizontais entre a cabeleira e o corpo, partindo deste último duas fitas em oblíquo. Os corpos estão sumariamente representados, com as nádegas assinaladas atrás com ligeira saliência, assentando os pés sobre uma esteira. A parte de trás tem orifícios para fixação com um fio, ao nível da cabeça, do baixo-ventre e dos pés.
As imagens dos quatro filhos de Hórus, por vezes chamados de génios funerários, estavam também esculpidos nas tampas dos vasos de vísceras a partir do Império Novo, cada um encimando o recipiente com a respetiva víscera que deviam proteger. Vasos do género, de tamanhos e estilos diferentes, podem ser encontrados em várias coleções públicas e particulares.
Coleção MacGregor. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Howard Carter, na venda da Coleção MacGregor, Sotheby's, Londres, junho/julho de 1922.
A. 13-14 cm (cada); L. 3,5 cm (cada)
Araújo 2006
Luís Manuel de Araújo, Arte Egípcia. Colecção Calouste Gulbenkian. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006, pp. 108-111, cats. 21-24.