- Turquia, Iznik, c. 1550
- Cerâmica pintada sob o vidrado
- Inv. 834
Caneca cilíndrica
A decoração floral naturalista brota de uma série de tufos na base desta peça, de dimensões invulgares, em tons de azul-claro e azul-escuro, violeta, beringela, cinzento-claro e verde-azeitona sobre fundo branco. O bordo e a base são acentuados por uma barra com motivos florais alternados, em cartelas, de pares de rosetas e três tulipas em botão.
Em meados do século XVI foram experimentadas tonalidades pouco comuns na cerâmica de Iznik, por vezes aplicadas no engobe como cores de fundo, com predominância para os tons pastel, como o salmão, o ocre, o azul-lavanda e o violeta.
As canecas cilíndricas, tal como esta, com pega de perfil angular, podem ter sido inspiradas em protótipos europeus em madeira, couro ou até metal. Este modelo, hanap (designação original), destinava-se certamente ao mercado externo ou a comerciantes e diplomatas que viviam na Turquia, tendo-se vulgarizado no império otomano na segunda metade de Quinhentos.
Coleção Aynard. Adquirida por Calouste Gulbenkian, Paris, 15 de dezembro de 1913.
A. 30 cm
Lisboa 1963
Arte do Oriente Islâmico, Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian, catálogo de exposição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1963, n.º 33.
Atasoy e Raby 1989
N. Atasoy e J. Raby, Iznik. The Pottery of Ottoman Turkey. Londres, Alexandria Press, 1989, n.º 362.
Goffen 1995
Rona Goffen (ed.), Museums Discovered. The Calouste Gulbenkian Museum. Fort Lauderdale, Florida: Woodbine Books, 1995, pp. 188-189.
Ribeiro 1996
Maria Queiroz Ribeiro, Louças Iznik. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1996, pp. 150-151, n.º 33.
Lisboa 2001
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 49, cat. 32.