- Japão, século XIX
- Laca, ouro e prata
- Inv. 1350
Caixa de escrita
Esta caixa de escrita (suzuribako) contém um tabuleiro amovível com uma pedra de tinta e um pequeno recipiente para a água munido de um gotejador.
A decoração da tampa consiste em dois biombos e um cabide com diversos acessórios masculinos entre os quais um inrō, uma bolsa para tabaco, um cachimbo e o respetivo estojo. Nas duas folhas de um dos biombos estão representadas uma coruja pousada num ramo de cipreste japonês e uma lua cheia. O outro biombo, com pés, apresenta uma águia de asas abertas presa a um poleiro.
As técnicas utilizadas na decoração, muito variadas, podem designar-se pelo termo genérico de makie (desenho polvilhado) e traduzem-se pela elaboração dos desenhos através do polvilhamento de pós metálicos ou coloridos sobre a superfície da laca fresca.
Coleção Sir Trevor Lawrence. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de B. Coureau, na venda da Coleção Sir Trevor Lawrence, Christie's, Londres, 6 de novembro de 1916 (lote 324).
A. 24 cm; L. 22 cm; Prof. 4,3 cm
Lisboa 2001 (a)
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, pp. 80-81, cat. 59.
Lisboa 2001 (b)
Pedro Moura Carvalho (coord.), O Mundo da Laca. 2000 Anos de História, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 96, cat. 47.