- Paris, c. 1785-1786
- Madeira de faia, esculpida e dourada
- Inv. 38
Cadeira de braços
Executada em madeira de faia esculpida e dourada, esta cadeira apresenta, ao nível da decoração, elementos extraordinários, entre os quais ressaltam as esfinges egípcias que rematam os braços, apoiadas em colunas torsas que se transformam em golfinhos ao assentar na cintura da peça. O espaldar quadrangular é decorado, na cimalha, por um arco com fitas entrelaçadas e rosas enquantoque, ao longo das prumadas em forma de tochas, trepam ramos de hera, símbolos da perseverança e felicidade. Na cintura, uma fiada de pérolas surge entre fitas espiraladas, num notável trabalho escultórico. Este elemento é interrompido por quatro cubos decorados com uma estrela, na inserção dos pés que tomam a forma de aljavas com setas.
Proveniente dos aposentos da rainha Maria Antonieta no palácio de Fontainebleu, esta cadeira é a única que resta de um conjunto encomendado ao mestre marceneiro Georges Jacob nos anos de 1785-1786.
Palácio de Fontainebleu (aposentos privados da rainha Maria Antonieta); Palácio do Luxemburgo; Palácio de Saint-Cloud, 1807; Coleção Lévy. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Owen, na venda da Coleção Lévy, Paris, junho de 1917.
A. 94 cm; L. 69 cm; Prof. 64 cm
Verlet 1969
Pierre Verlet, Objets d’art français de la Collection Calouste Gulbenkian, Lisbonne, 1969, s.p., n.º 9.
Lisboa 1999
A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, p. 144-145, n.º 53.
Coutinho 1999
Maria Isabel Pereira Coutinho, Mobiliário Francês do Século XVIII. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 283-285, n.º 33.
Versalhes 2000
Chefs-d’oeuvre du musée Gulbenkian de Lisbonne. Meubles et objets royaux du XVIIIe siècle français, catálogo de exposição. Versalhes: Châteaux de Versailles et de Trianon, 2000, pp. 83-85, n.º 24.
Lisboa 2001
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 149, cat. 125.