- Paris, 1785
- Terracota
- Inv. 20
Busto de Molière
Trata-se de uma réplica da cabeça da estátua de Molière, executada por Caffieri a pedido do Conde d’Angiviller, Diretor-Geral dos Monumentos de Luís XVI, para integrar o conjunto dos «Grandes Homens de França» destinado ao Museum, nova instituição que pretendia servir à educação dos jovens artistas e ao prazer dos curiosos.
Caffieri, o artista escolhido para retratar o grande dramaturgo francês, trabalhou em exclusividade para a coroa de França. Salientou-se como retratista, sabendo captar as parecenças do modelo e obtendo uma semelhança quase perfeita. O seu grande rival na arte do retrato foi Jean-Antoine Houdon, o retratista mais considerado do século XVIII francês e porventura o mais célebre dos escultores desta época.
Neste retrato de Molière, com traje casual e peruca, modelado com grande virtuosismo, ressalta a vivacidade do olhar.
Coleção Gaston Le Breton, Rouen. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de Le Graat, na venda da Coleção G. Le Breton, Paris, 7 de dezembro de 1921.
A. 58,8 cm
Figueiredo 1992
Maria Rosa Figueiredo, A Escultura Francesa. Catálogo de Escultura Europeia, vol. I. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1992, p. 60-63, ils
Lisboa 1999
A Arte do Retrato. Quotidiano e Circunstância, catálogo de exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 128-129, n.º 39.