• Inglaterra, 1751
  • Mármore branco
  • Inv. 2216

Baco

Michael Rysbrack

Baco é uma escultura de grande qualidade estética que, apesar da sua dimensão inferior ao natural, traduz expressiva monumentalidade.

Ao longo de quase cinquenta anos em Inglaterra, Micheal Rysbrack teve larguíssima produção, trabalhando para diversos mecenas, entre os quais se destaca o banqueiro Henry Hoare II. O Baco foi uma entre as muitas encomendas que o banqueiro lhe fez para a sua villa de Stourhead (no condado de Wiltshire), concluída em 1722, atualmente propriedade do National Trust. Destinava-se a decorar a sala de jantar da casa senhorial, tendo como pendant (um hábito muito ao gosto do século XVIII) um fauno a tocar flauta, de origem italiana, cópia de uma estatueta antiga.

De origem holandesa, Michael Rysbrack, vindo de Antuérpia e estabelecido em Londres desde 1720, deu um contributo importante para a renovação da escultura inglesa na segunda metade do século XVIII. Inspirado na escultura da Antiguidade Clássica, Rysbrack foi um escultor clássico por excelência, depurando o tardo-barroco em que se formara na sua cidade natal. 

Encomendado por Henry Hoare II, 1751; Sir Richard Colt Hoare, 2.º Baronete, 1780; Lord Taunton, 1838; Mary Dorothy e Edward James Stanley, descendente dos Condes de Derby, 1869; C. R. Denison, 1883; Edward Arthur Vesey Stanley. Adquirido por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Duveen, na venda da propriedade de Quantock Lodge, Sotheby's, 16 de julho de 1920 (lote 29).

A.115 cm; L. 36 cm; Prof. 31 cm
Walpole 1928

Horace Walpole, «Visits to Country Seats», in Walpole Society, volume 16, 1927-1928. Oxford: University Press, 1928. 

Webb 1950

M. I. Webb, «Sculpture by Rysbrack in Stourhead», The Burlington Magazine, n.º 572, vol. XCII, novembro de 1950, pp. 307-315.

Webb 1954

M. I. Webb, Michael Rysbrack Sculptor. Londres: Country Life Limited, 1954.

Whinney 1964

Margaret Whinney, Sculpture in Britain 1530 to 1830. Harmondsworth: Penguin Books, 1964.

Woodbridge 1965

Kenneth Woodbridge, Henry Hoare’s Paradise, in The Art Bulletin, março de 1965, vol. XLVII, n.º 1, p. 83-116.

Eustace 1982

Katharine Eustace, Michael Rysbrack Sculptor, 1694-1770. Bristol: City of Bristol Museum and Art Gallery, 1982, p. 180, n.º 87.

Figueiredo 1999

Maria Rosa Figueiredo, Escultura Europeia, vol II. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 80-83.

Lisbon 2006

Maria Rosa Figueiredo, Uma Obra em Foco. Baco Michael Rysbrack (1693-1770), brochura da exposição. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian Museum.
 

Atualização em 09 junho 2022

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.