- França, 1867
- Óleo sobre tela
- Inv. 2361
- Assinada: Manet
As Bolas de Sabão
O tema da pintura, a vanitas, o sentido da existência efémera, simbolizado pelas bolas de sabão, conhece através de Manet uma interpretação singular. Aspetos como o fundo escuro, a simplicidade das formas e a sobriedade da composição parecem evocar, contudo, uma obra com o mesmo título da autoria do pintor setecentista francês Jean-Siméon Chardin (The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).
O conteúdo alegórico não se sobrepõe, todavia, no presente caso, à autonomia plástica do discurso visual. Manet cria a sua expressão autónoma e impõe a partir do motivo uma afirmação da sua perceção sensorial, da sua subjetividade. Não é de excluir, também, a hipótese de o quadro poder constituir uma reflexão do autor sobre a perenidade da arte.
O estilo livre e direto da composição, com recorte da figura bem definido, acentuado por um forte contraponto entre claro e escuro, traz à memória o génio de grandes mestres como Murillo e Frans Hals. O modelo para a pintura, Léon-Édouard Koëlla, enteado de Manet, aparece representado com frequência em outras obras célebres do artista.
Albert e Henri Hecht, Paris; Emmanuel Pontremoli; Georges Bernheim; Berheim-Jeune; Durand-Ruel; Adolf Lewisohn, Nova Iorque, 1919. Adquirida por Calouste Gulbenkian por intermédio de André Weil, Nova Iorque, novembro de 1943.
A. 100,5 cm; L. 81,4 cm
Rouart e Wildenstein 1975
Denis Rouart e Daniel Wildenstein, Édouard Manet. Catalogue raisonné. Lausanne/Paris: La Bibliothèque des Arts, 1975, vol. I, pp. 122-123, n.º 129.
Paris/Nova Iorque 1983
Manet, 1832-1883, catálogo de exposição. Paris: Galeries nationales du Grand Palais; Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 1983, p. 268-270, n.º 102.
Sampaio 2009
Luísa Sampaio, Pintura no Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa/Milão: Museu Calouste Gulbenkian/Skira, 2009, pp. 218-219, cat. 98.
Lisboa 2011
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2011, p. 182, cat. 161.
Paris 2011
Manet inventeur du Moderne, catálogo da exposição. Paris: Musée d’Orsay, 2011, p. 176, n.º 134.
Toledo/Londres 2012-2013
Manet. Portraying Life, catálogo da exposição. Toledo: Toledo Museum of Art; Londres: Royal Academy of Arts, 2012, pp. 84-85, 179, n.º 9.