- Paris, c. 1898
- Bronze
- Inv. 28
A Eterna Primavera («L’Eternel Printemps»)
Fundidor: Alexis Rudier
Grande parte da obra escultórica de Rodin concentrou-se em torno de uma das suas mais importantes encomendas: a de um Portal Monumental destinado ao futuro Museu das Artes Decorativas de Paris, inspirado n’A Divina Comédia de Dante. Esta encomenda, recebida em 1880, irá ocupá-lo durante muitos anos, sendo ocasião das mais variadas experiências. Muitos dos grupos autónomos hoje conhecidos foram inicialmente projetados para integrar as Portas.
É o caso da presente obra, provavelmente a primeira das suas tentativas de representação de um par amoroso enlaçado, baseadas na história de Paolo e Francesca. Rodin pretende transmitir uma imagem do amor, vivido em toda a sua intensidade e plenitude. A génese desta obra surge num momento de viragem no modo de Rodin encarar o amor, coincidente com a ligação que mantinha com Camille Claudel e que lhe abriu as portas para a possibilidade de coexistência da paixão física com a partilha intelectual.
Habituado a utilizar o modelo vivo para a composição das figuras, Rodin conseguiu dar mais vida aos seus corpos e mais naturalidade às suas atitudes. Trabalhou ainda por justaposição, reutilizando na composição deste grupo figuras criadas anteriormente. Não restam dúvidas que a figura feminina é uma derivante do Torse d’Adèle [Torso de Adèle] (Musée Rodin, Paris, 1882).
Coleção Chéramy. Adquirida por Calouste Gulbenkian, por intermédio de Graat, na Venda da Coleção Chéramy, maio de 1913 (lote 620).
A. 64 cm; L. 69 cm; Prof. 38,5 cm
Grappe 1938
Georges Grappe, Catalogue du Musée Rodin. Paris. 1938, pp. 42-43, n.º 100.
Descharnes e Chaubrun 1967
Robert Descharnes e Jean-François Chabrun, Auguste Rodin. Lausanne: Edita Paris, Bibliothèque des Arts, 1967.
Jianou e Goldscheider 1967
Ionel Jianou e Cécile Goldscheider, Rodin. Paris: Arted, 1967, p. 98.
Tancock 1976
J.L. Tancock, The Sculpture of Auguste Rodin. Filadélfia: Philadelphia Museum Of Art, 1976, pp. 241-247.
Elsen 1980
Albert Edward Elsen, In Rodin’s Studio. A Photographic Record of Sculpture in the Making. Oxford: Phaidon, 1980, p. 171, n.º 48.
Jianou e Goldscheider 1981
The Metropolitan Museum of Art Bulletin, primavera de 1981.
Fonsmark 1988
Anne Birgitte Fonsmark, Rodin. La Collection du Brasseur Carl Jacobsen à la Glyptothèque – et œuvres apparentées. Copenhaga: Ny Carlsberg Glyptotek, 1988, pp. 100-102.
Grappe 1988
Impressionist and Modern Painting and Sculpture. London: Christies, 28th March 1988, n.º 3, p. 15.
Figueiredo 1992
Maria Rosa Figueiredo – A Escultura Francesa. Catálogo de Escultura Europeia. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1992, vol. I, pp. 206-213.