- Florença, c. 1465-1470
- Terracota esmaltada
- Inv. 540
A Fé
O medalhão representa a virtude teologal da Fé, com os seus atributos convencionais: a Cruz e o Cálice. A Virtude surge personificada na figura de uma mulher, que emerge de um céu com sugestão de nuvens, para provocar o efeito de aparição. A figura branca recorta-se num fundo azul intenso, sendo o conjunto emoldurado por uma grinalda de folhas e frutos rematado pelo motivo clássico do óvulo e do dardo.
Estes relevos circulares eram usados na decoração de paredes e tetos, fazendo parte geralmente de um conjunto decorativo. Podiam ser utilizados tanto no interior como no exterior dos edifícios, dado que a técnica de revestimento empregue é impermeável à água. Herdada dos árabes que a utilizavam para a realização de louças domésticas, foi Luca della Robbia o responsável pela sua aplicação à escultura monumental. Mas foi Andrea, seu sobrinho, provável autor desta peça e continuador da oficina do tio, o principal divulgador da arte.
Adquirida em Itália por Edward Cheney, 3.º quartel do século XIX (?); Alfred Capel-Cure; Francis Capel-Cure; H. W. Harding; Godefroi Brauer. Adquirida por Calouste Gulbenkian a Pertile Pollak, Cannes, 1 abril 1929.
Ø 1,80 m
Goffen 1995
Rona Goffen (ed.), Museums Discovered. The Calouste Gulbenkian Museum. Fort Lauderdale, Florida: Woodbine Books, 1995, pp. 54-55.
Figueiredo 1999
Maria Rosa Figueiredo, Catálogo de Escultura Europeia, vol. II. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 26-31.
Lisboa 2001
Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Calouste Gulbenkian, 2001, p. 96, cat. 72.