Mecenas do Renascimento Italiano
Retrato e heráldica na afirmação da família Gonzaga e da Casa d’Este
A família Gonzaga, detentora de um território sediado em Mântua, e a Casa d’Este, soberana dos ducados de Ferrara, Modena e Reggio, assumiram-se como duas influentes cortes norte-italianas nos séculos XV e XVI. Além do poder político que conquistaram, foram importantes mecenas do Renascimento italiano, acolhendo vários artistas que realizavam, sob a sua encomenda ou influência, obras de arte das mais diversas tipologias.
A Coleção Gulbenkian reúne alguns exemplos desta produção artística impulsionada por ambas as famílias. No caso dos Gonzaga, destacam-se desde logo as três medalhas retratando os marqueses de Mântua de três gerações: Gianfrancesco I, Ludovico III e Francesco II. Duas foram concebidas pelo pintor Antonio Pisano, apelidado de Pisanello e considerado como o «inventor» da medalha moderna.
![Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello. Anverso: Ludovico III Gonzaga, 2.º marquês de Mântua. Mântua, 1447-1448. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6300.jpg)
![Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello. Anverso: Ludovico III Gonzaga, 2.º marquês de Mântua. Mântua, 1447-1448. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6301.jpg)
![Bartolommeo Melioli. Anverso: Francesco II Gonzaga, 4.º marquês de Mântua. Mântua, 1481 ou 1484. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6303.jpg)
Tendo como referente as moedas da Antiguidade, de que era colecionador, Pisanello criou um modelo de grande sucesso, que permitia enaltecer as qualidades da pessoa representada através de vários elementos: o seu retrato individualizado (cabeça ou busto de perfil), símbolos ou alegorias evocando a sua personalidade ou a sua linhagem, ou ainda inscrições. Com uma dimensão fortemente comemorativa e propagandística, a produção medalhística retomada e renovada por Pisanello rapidamente atraiu as famílias preponderantes da Itália do século XV. O artista circulou entre as cortes dos Gonzaga, em Mântua, e da família Este, em Ferrara, locais onde começou a criar medalhas honoríficas e a inspirar outros artistas nessa arte.
![Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello. Anverso: Leonello d’Este, marquês de Ferrara; reverso: Rosto infantil trifacetado. Ferrara, c. 1443. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6304.jpg)
![Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello. Anverso: Leonello d’Este, marquês de Ferrara; reverso: Rosto infantil trifacetado. Ferrara, c. 1443. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6305.jpg)
![Antonio di Puccio Pisano, chamado Pisanello, Anverso: Vittorino Rambaldoni, chamado Vittorino da Feltre, humanista e pedagogo; reverso: Pelicano alimentando três crias com o seu próprio sangue. Mântua (?), c. 1446. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6306.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6307.jpg)
![Sperandio de Mantua, Anverso: Bartolommeo della Rovera, bispo de Ferrara; reverso: Armas da família della Rovera, encimadas pelas insígnias episcopais. Ferrara, 1474. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6308.jpg)
![Sperandio de Mantua, Anverso: Bartolommeo della Rovera, bispo de Ferrara; reverso: Armas da família della Rovera, encimadas pelas insígnias episcopais. Ferrara, 1474. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6309.jpg)
Além de medalhas renascentistas em bronze, o Museu Gulbenkian conserva três livros manuscritos relacionados com membros da Casa d’Este: o Breviário de Hércules I d’Este (1431-1505), o Livro de Horas de Leonor de Aragão(1450-1493), mulher de Hércules, e o Livro de Horas de Afonso I d’Este (1476-1534), filho de ambos.
![Breviário de Hércules I d’Este. Edição abreviada. Pinturas de Tommaso di Cesare Basso da Modena. Ferrara, c. 1492-1493. Manuscrito sobre pergaminho, fols. 266. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6310.jpg)
![Livro de Horas de Leonor de Aragão. Pinturas de Martino da Modena. Ferrara, c. 1477. Manuscrito sobre pergaminho, fols. 325. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6311.jpg)
![Livro de Horas de Afonso I d’Este (Offiziolo Alfonsino). Pinturas de Matteo da Milano. Ferrara, c. 1506-1512. Manuscrito sobre pergaminho, fols. 178. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6314-1.jpg)
A irmã de Afonso, Isabel d’Este (1474-1539), foi também uma importante mecenas das artes, tendo-se estabelecido em Mântua ao casar com Francesco II Gonzaga. O escultor apelidado de «Antico», que trabalhou para Isabel no restauro de antiguidades, exerceu a atividade de medalhista exclusivamente para a corte dos Gonzaga, existindo duas medalhas da Coleção Gulbenkian por ele assinadas e uma atribuída ao seu círculo. Dois filhos de Isabel e Francesco, Frederico II Gonzaga (1500-1540) e o cardeal Hércules Gonzaga (1505-1563), prosseguiram a ação mecenática da mãe, encomendando a armação de tapeçarias Jogos de Crianças, também expostas na Galeria do Renascimento do Museu.
![Pier Jacopo di Antonio Alari Bonacolsi, chamado Antico. Anverso: Antonia del Balzo, mulher de Gianfrancesco Gonzaga di Rodigo. Mântua, 1480 (?). Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6315-2.jpg)
![Pier Jacopo di Antonio Alari Bonacolsi, chamado Antico. Anverso: Gianfrancesco Gonzaga di Rodigo, senhor de Sabbioneta. Mântua, 1486-1490. Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6325.jpg)
![À maneira de Pier Jacopo di Antonio Alari Bonacolsi, chamado Antico. Anverso: Giulia Astallia. Mântua, década de 1480 (?). Bronze. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/03/ajax-6328.jpg)
Do pergaminho ao papel
Expostos por períodos mais curtos devido à fragilidade dos seus materiais, os livros e documentos gráficos europeus da coleção são menos conhecidos do público. Nesta série, a conservadora Ana Campino propõe novos olhares sobre estas obras que constituíam um dos conjuntos artísticos prediletos de Calouste Gulbenkian.