Censura e Revolução. Livros Proibidos no Século das Luzes
Através da literatura, da política ou da História, sob a forma de romance, tratado, epopeia ou compêndio, os grandes pensadores do Iluminismo francês do século XVIII foram disseminando ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e tolerância. Questionando os valores do Absolutismo e do Clericalismo, os seus textos estão fortemente relacionados com a Revolução Americana de 1776 e com a Revolução Francesa de 1789.
Muitas destas publicações foram assim proibidas pela Censura do regime absolutista francês, pelo Index da Igreja Católica ou pela Faculdade de Teologia da Universidade de Paris (Sorbonne). Contudo, os seus autores procuraram, com alguma frequência, que as primeiras edições fossem impressas secretamente ou em cidades fora do território francês, muitas vezes de forma anónima.
No ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril, exploramos as ligações entre Censura e Revolução. Destacam-se, neste contexto, alguns «livros proibidos» da autoria de Montesquieu, de Voltaire e de Guillaume-Thomas François Raynal, através de exemplares editados ao longo do século XVIII e adquiridos por Calouste Gulbenkian pela qualidade das suas ilustrações ou encadernações.
![Charles Louis de Secondat, barão de Montesquieu. Œuvres de Monsieur de Montesquieu (De L’Esprit des Loix). À Genève: [s.n.], 1777, [4 volumes], tome premier. Ilustrado com composições de Clément-Pierre Marillier, gravadas a talhe-doce por Nicolas Delaunay. Exemplares pertencentes à Bibliothèque Cazin, dite Lyonnaise, num total de 81 volumes](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-1.jpg)
![François Marie Arouet, conhecido por Voltaire. La Henriade. Nouvelle édition. À Paris: Chez la Veuve Duchesne, Saillant, Desaint, Panckouke et Nyon, libraires, 1769-1770, [2 volumes], tome I. Ilustrado com composições de Charles Eisen, gravadas a água-forte por Joseph de Longueil](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-2-1.jpg)
![François Marie Arouet, conhecido por Voltaire. La Pucelle d’Orléans, poëme en vingt-un chants. À Paris: [De l’Imprimerie Crapelet], [1800?], [2 volumes], tome premier. Ilustrado e gravado a água-forte por vários artistas, entre os quais Nicolas André Monsiaux, que concebeu a composição de abertura do canto IV no primeiro volume, gravada por Nicolas Ponce](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-3.jpg)
![François Marie Arouet, conhecido por Voltaire. La Pucelle d’Orléans, poëme en vingt-un chants. À Paris: [De l’Imprimerie Crapelet], [1800?], [2 volumes], tome second. Ilustrado e gravado a água-forte por vários artistas, entre os quais Nicolas André Monsiaux, que concebeu a composição de abertura do canto XIV no segundo volume, gravada por Remi-Henri-Joseph Delvaux](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-4.jpg)
![Guillaume-Thomas François Raynal, conhecido por abade de Raynal. Histoire philosophique et politique des établissements et du commerce des Européens dans les deux Indes. À Genève: Chez Jean-Leonard Pellet, Imprimeur de la Ville & de l’Académie, 1780-1781, [5 volumes], tome premier. Ilustrado com composições de Charles-Nicolas Cochin, o Jovem, e Jean-Michel Moreau, o Jovem, gravadas a água-forte por Nicolas Delaunay, Jean-Louis Delignon e Jean-Baptiste Simonet](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-5.jpg)
![Guillaume-Thomas François Raynal, conhecido por abade de Raynal. Histoire philosophique et politique des établissements et du commerce des Européens dans les deux Indes. À Genève: Chez Jean-Leonard Pellet, Imprimeur de la Ville & de l’Académie, 1780-1781, [5 volumes], tome second. Ilustrado com composições de Charles-Nicolas Cochin, o Jovem, e Jean-Michel Moreau, o Jovem, gravadas a água-forte por Nicolas Delaunay, Jean-Louis Delignon e Jean-Baptiste Simonet.](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-6.jpg)
![Guillaume-Thomas François Raynal, conhecido por abade de Raynal. Histoire philosophique et politique des établissements et du commerce des Européens dans les deux Indes. À Genève: Chez Jean-Leonard Pellet, Imprimeur de la Ville & de l’Académie, 1780-1781, [5 volumes], tome troisième. Ilustrado com composições de Charles-Nicolas Cochin, o Jovem, e Jean-Michel Moreau, o Jovem, gravadas a água-forte por Nicolas Delaunay, Jean-Louis Delignon e Jean-Baptiste Simonet.](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-7.jpg)
![Guillaume-Thomas François Raynal, conhecido por abade de Raynal. Histoire philosophique et politique des établissements et du commerce des Européens dans les deux Indes. À Genève: Chez Jean-Leonard Pellet, Imprimeur de la Ville & de l’Académie, 1780-1781, [5 volumes], tome quatrième. Ilustrado com composições de Charles-Nicolas Cochin, o Jovem, e Jean-Michel Moreau, o Jovem, gravadas a água-forte por Nicolas Delaunay, Jean-Louis Delignon e Jean-Baptiste Simonet](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-8-1.jpg)
![Guillaume-Thomas François Raynal, conhecido por abade de Raynal. Histoire philosophique et politique des établissements et du commerce des Européens dans les deux Indes. À Genève: Chez Jean-Leonard Pellet, Imprimeur de la Ville & de l’Académie, 1780-1781, [5 volumes], tome cinq. Ilustrado com composições de Charles-Nicolas Cochin, o Jovem, e Jean-Michel Moreau, o Jovem, gravadas a água-forte por Nicolas Delaunay, Jean-Louis Delignon e Jean-Baptiste Simonet](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2024/03/censura-9-2.jpg)
Do pergaminho ao papel
Expostos por períodos mais curtos devido à fragilidade dos seus materiais, os livros e documentos gráficos europeus da coleção são menos conhecidos do público. Nesta série, a conservadora Ana Campino propõe novos olhares sobre estas obras que constituíam um dos conjuntos artísticos prediletos de Calouste Gulbenkian.