Molière. A escrita encenada
O Museu Calouste Gulbenkian volta a celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor através da iniciativa Obra em Foco, recordando, desta feita, a obra do famoso dramaturgo Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière.
À semelhança do que aconteceu no ano anterior, a mostra dos quatro exemplares adquiridos por Calouste Gulbenkian – entre os quais se encontra a primeira edição ilustrada, datada de 1682 – é complementada por uma pequena publicação que aborda a vida e obra de Molière, evidenciando os momentos mais importantes da sua carreira como dramaturgo e ator.
Profusamente ilustrada, esta publicação, a par com a exposição, procura explorar a maneira como o autor, privilegiando a comédia e a sátira como formas de expressão, observou e criticou a sociedade da época. A mestria de Molière inspirou diversos artistas incluindo Caffieri, autor do busto que acompanha as obras literárias agora expostas no Museu. Com esta iniciativa, pretende-se contribuir para que o dramaturgo francês continue a suscitar curiosidade e a inspirar os leitores da sua importante obra, cujas ousadas temáticas ainda preservam a sua atualidade.
Ficha técnica
- Textos:
- João Carvalho Dias
- Coordenação editorial:
- Carla Paulino
- Editado:
- 2016
- Entidade
- Museu Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 210 mm x 170 mm
- Páginas:
- 26
- ISBN:
- 978-989-8758-18-7