Jean Dunand: O Biombo «Les Cagnas»
O biombo de laca Les Cagnas é a quarta Obra Visitante do Museu Gulbenkian. Proveniente do Musée des Arts décoratifs, em Paris, estabelece um confronto com o biombo As Corças, pertencente à Coleção Gulbenkian, ambos em laca e com assinatura de Jean Dunand.
Jean Dunand (1877-1942) foi um dos mais renomados artistas do estilo Art Déco e foi também um dos primeiros artistas ocidentais a dominar a técnica da laca oriental.
Nascido em Lancy, na Suíça, tornou-se um artista multidisciplinar. Decorador, escultor e ebanista, ao longo da sua carreira explorou ao máximo a relação física, e também estética e decorativa, entre diferentes metais, em particular, o cobre, a prata, o ouro e a laca.
A publicação que acompanha esta exposição, em português e em inglês, é assinada pelo comissário da exposição, o conservador Rui Xavier. O autor contextualiza a relação entre os dois biombos em laca através do percurso pessoal e profissional do artista. A intenção subjacente a este diálogo foi a de evidenciar as distintas técnicas orientais da laca, neste caso, interpretadas por um artista ocidental de excelência, recorrendo a este exemplar, Les Cagnas e a outras peças da Coleção Gulbenkian que integram igualmente esta exposição. Vários documentos de arquivo encontram-se reproduzidos testemunhando a relação do artista com Calouste Gulbenkian e a aquisição do biombo As Corças.
Ficha técnica
- Textos:
- Rui Xavier
- Idioma:
- Português
- Editado:
- 2023
- Entidade
- Museu Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 230mm x 165mm
- Capa:
- Brochado
- Páginas:
- 64
- Título Original:
- Jean Dunand: O Biombo «Les Cagnas»
- ISBN:
- 978-989-9119-11-6