Irineu Destourelles. Subtitulizar/Subtitling
Para o Espaço Projeto da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Irineu Destourelles (Santo Antão, Cabo Verde, 1974) apresentou uma seleção de quatro vídeos, que resultam do cruzamento entre a escrita e o filme.
O artista explora nos seus trabalhos a perpetuação, no presente, de práticas e valores coloniais e o seu impacto na formação das relações sociais e de poder, em que a experiência da violência discursiva é central. No centro do trabalho está também a experiência da diáspora face à dualidade linguística, cultural e geográfica, acompanhada pela sensação de perda (de queda), de diferença e de oposição.
O título Subtitulizar remete para uma ação, o «fazer» dos subtítulos, um neologismo criado pelo artista que evoca a habitual presença dos subtítulos (legendas) em português nos filmes estrangeiros, no cinema e na televisão, uma memória nostálgica dos tempos da sua infância.
O texto da autoria da comissária da exposição, Rita Fabiana, aborda os momentos mais relevantes da obra do artista numa perspetiva diacrónica.
A publicação é bilingue e integra a linha editorial do Espaço Projeto.
Ver Publicação (PDF 716 KB)
Ficha técnica
- Textos:
- Rita Fabiana, Susana Gomes da Silva
- Idioma:
- Português/Inglês
- Coordenação editorial:
- Museu Calouste Gulbenkian
- Editado:
- 2019
- Dimensões:
- 250x200
- Capa:
- Brochado
- Páginas:
- 16
- ISBN:
- 978-989-8758-64-4