Do Outro Lado do Espelho
O título da exposição Do Outro Lado do Espelho, cujo catálogo aqui apresentamos, remete intencionalmente para o mundo de Alice Liddell, a heroína de Lewis Carroll (1832-1898). Trata-se de uma exposição temática, que tem o espelho como foco principal e que pretende demonstrar a sua presença polissémica na iconografia da arte europeia e nos mais variados suportes artísticos, desde o século XVI até aos nossos dias.
Um texto de Penelope Curtis, diretora do Museu Calouste Gulbenkian, abre a publicação, apresentando o projeto expositivo, nomeando as curadoras responsáveis e apresentando agradecimentos às diferentes instituições nacionais e internacionais que cederam obras para a exposição. Segue-se um texto introdutório da curadora Maria Rosa Figueiredo, no qual explica o seu envolvimento de longa data com a matéria da mostra e a estrutura da exposição que naturalmente se organizou em cinco núcleos temáticos. Seguem-se três ensaios da autoria de Ana Paula Rebelo Correia, Paulo Pires do Vale e Henrique Leitão, versando matérias da sua especialidade, nomeadamente Alegoria, Filosofia e Ciência Óptica.
A estrutura da exposição reflete-se também no catálogo, com textos introdutórios aos cinco núcleos com autoria de Maria Rosa Figueiredo, Leonor Nazaré e Ana Paula Rebelo Correia e incluindo a reprodução integral das sessenta e nova obras que integram a mostra.
Com a obra Crystal Girl no. 69, do artista Noé Sendas, na capa, e a superfície espelhada da contracapa, aproveite para entrar neste lado do espelho.
Ficha técnica
- Textos:
- Ana Paula Rebelo Correia, Henrique Leitão, Leonor Nazaré, Maria Rosa Figueiredo, Paulo Pires do Vale
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- Museu Calouste Gulbenkian
- Editado:
- 2017
- Dimensões:
- 280 mm x 240 mm
- Capa:
- Brochado
- Páginas:
- 147
- ISBN:
- 978-989-8758-42-2