D. Quixote. 1605 / 1615
No dia 23 de abril, assinalou-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor no Museu Calouste Gulbenkian com mais uma iniciativa Obra em foco, desta vez intitulada D. Quixote / 1605 /1615 com o objetivo de comemorar o duplo aniversário da publicação O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha – 410 anos da edição da primeira parte e 400 anos da segunda.
Para acompanhar esta iniciativa, publicou-se uma pequena brochura que, mais do que catalogar as obras em exposição, explora os exemplares adquiridos por Calouste Gulbenkian e ilustrados por Charles-Antoine Coypel, na edição de 1746, e por Albert Decaris, na edição de 1951, relacionando-os com as restantes obras expostas, pertencentes à Biblioteca de Arte e provenientes de uma coleção particular.
Com esta iniciativa e com a respetiva brochura, pretendeu-se também contribuir de alguma forma para um registo perene do imaginário gráfico de D. Quixote, dos seus companheiros e das suas aventuras, em constante construção ao longo de quatro séculos. Para tal, contribuem não apenas as ilustrações dos exemplares em exposição mas também as imagens que acompanham a publicação, reproduzindo o tema «quixotesco» nas obras de artistas como Goya, Daumier e Amadeo de Souza-Cardoso.
Ficha técnica
- Textos:
- João Carvalho Dias
- Coordenação editorial:
- Carla Paulino
- Editado:
- 2015
- Páginas:
- 32
- ISBN:
- 978-989-8758-09-5