Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês
O catálogo Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês, publicado por ocasião da exposição com o mesmo nome, divide-se em três momentos distintos.
O primeiro, com textos da autoria de João Carvalho Dias, comissário da exposição, propõe uma reflexão a partir da génese da coleção – que corresponde aos primeiros anos de Calouste Gulbenkian em Londres – e abrangendo um percurso de várias décadas de aquisições de arte inglesa ou «ao gosto inglês».
O segundo momento é constituído pela seleção de objetos de arte – pintura, escultura, gravura, arte do livro – que integram a mostra, reproduzidos na íntegra e acompanhados por textos individuais da autoria de João Carvalho Dias, Luísa Sampaio e Maria Rosa Figueiredo, conservadores do Museu. Por último, acrescentou-se uma listagem dos livros da biblioteca documental de Calouste Gulbenkian e do material de arquivo que se encontram presentes na exposição com o objetivo de desvendar um pouco mais das múltiplas facetas de Calouste S. Gulbenkian enquanto colecionador.
Ficha técnica
- Textos:
- João Carvalho Dias, Luísa Sampaio e Maria Rosa Figueiredo
- Coordenação editorial:
- Carla Paulino com a colaboração de Ana Teresa Santos e Inês Antunes
- Editado:
- 2015
- Dimensões:
- 280 mm x 230 mm
- Páginas:
- 124
- ISBN:
- 978-989-8758-17-0