A Perspectiva das Coisas. A Natureza Morta na Europa – Volume II
No seguimento do volume publicado em 2010, por ocasião da exposição com o mesmo título, dedicada aos séculos XVII e XVIII, publica-se agora o Volume II, que acompanha a segunda parte da exposição.
Se a fotografia serviu de baliza para o início desta nova apresentação da natureza-morta nos séculos XIX e XX, o ano da morte de Calouste Gulbenkian (1955), fecha o percurso. A presença de obras de pintores de referência é confrontada com a de outros artistas que, não tendo praticado preferencialmente este género, deram um importante contributo na exploração de diferentes vias, seja através da pintura ou de outros suportes.
Neil Cox (Universidade de Essex), comissário da exposição e autor de todos textos do catálogo, oferece ao leitor, com grande clareza e rigor científico, a possibilidade de conhecer os desafios envolvidos na concepção da categoria da natureza-morta na era moderna, em diálogo constante com as obras de pintores tão significativos como Manet, Monet, Renoir, Van Gogh, Gauguin, Cézanne, Picasso, Dalí, Magritte ou Matisse. Uma bibliografia selecionada e um índice onomástico completam a publicação.
Ficha técnica
- Textos:
- Neil Cox
- Coordenação editorial:
- João Carvalho Dias
- Editado:
- 2011
- Páginas:
- 247
- ISBN:
- 978-972-8848-81-1