![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/054.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/inicio-cópia2.jpg)
Pop, sim ou não?
Artistas habitualmente conotados com a fase mais conhecida da Pop britânica do início da década de 1960, como Allen Jones ou Patrick Caulfield, recusaram sempre a etiqueta «Pop».
Numa fase ainda muito inicial da sua carreira, Allen Jones interessa-se fundamentalmente pela cor e por composições onde se pode ver a sobreposição de atributos masculinos e femininos, considerando que a arte resulta da interação dos géneros. A opção por telas recortadas permite-lhe sair da tradicional bidimensionalidade da pintura, representando na tela octogonal, que constitui a parte superior desta obra, o movimento helicoidal de um volume suspenso em queda. Trata-se da transcrição do que podia ser um motivo pop – um paraquedista – numa linguagem que retoma os contrastes simultâneos da pintura do casal Delaunay, da vanguarda das primeiras décadas do século XX.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/054.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/005.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/imagem-5-1024x692.jpg)
Patrick Caulfield opta por uma pintura em grandes manchas de cor delineadas a negro, numa citação da pintura modernista de Fernand Léger e da técnica da banda desenhada. O artista inspira-se frequentemente em motivos que foram populares noutras épocas, como é o caso da cultura material e visual orientalizante, característica do gosto europeu do final do século XIX. Adagas e cerâmicas são representadas num registo figurativo próximo da pintura de tampas de caixas de chocolates. Uma pintura destinada a atrair, como é o caso deste eremita azul sentado de costas numa gruta ocre aberta sobre o vazio amarelo, numa meditação sobre os contrastes simultâneos (cromáticos).
![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/imagem-4-1024x692.jpg)