Quem tem medo do ornamento? E da abstração?

Professor e diretor entre 1988 e 2000 da célebre escola de arte londrina Slade School of Fine Arts, Bernard Cohen simplesmente não estava interessado na Pop, na época da Pop Art clássica inglesa e americana, ou como ele gosta de dizer, da Popular Art, demasiado conformista e dirigida. Para Cohen, aquela «arte popular» viera interromper um fluxo artístico muito mais criativo que estava a acontecer na pintura abstrata em finais da década de 1950. Cohen criticava a visão romântica, académica e comercial dos artistas Pop, que considerava subjugados aos interesses e orientações dos media.

Bernard Cohen (1933). «Planta Branca», 1965. Tinta acrílica sobre tela. 274 x 213 cm. Museu Coleção Berardo, inv. UID 102-119 © Bernard Cohen, Viscopy 2018
120 Bernard Cohen (1933). «Máscara», 1975-1976. Tinta acrílica sobre papel. 91,4 x 91,4 cm. Cortesia Arts Council, Southbank Centre, Londres, n.º AC 1592 © Bernard Cohen, Viscopy 2018
151 Bernard Cohen (1933). Sem título, 1973. Aguarela sobre papel. 41,3 x 42,5 cm. Cortesia Coleção British Council, n.º P1746 © Bernard Cohen, Viscopy 2018

Em White Plant, uma grande pintura que esteve – ainda que por breves momentos – exposta na Bienal de Veneza em 1966, Cohen dá largas à sua imaginação criativa com este enorme ornamento que flutua sobre um vasto campo de pontilhismo largo e pacientemente texturado. O tempo repõe por vezes justiça no curso das coisas, e esta pintura retirada de exposição em Veneza, por não ficar bem com as grandes esculturas de chão de Anthony Caro, tem um lugar de honra nesta exposição e na Coleção Berardo, em Lisboa, da qual faz parte.

55388 Aspeto da exposição.

 

Atualização em 25 julho 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.