Reabertura da Sala René Lalique
O núcleo de obras de René Lalique da Coleção Calouste Gulbenkian integra quase duas centenas de objetos, entre os quais se destacam oitenta e duas joias adquiridas diretamente ao artista pelo colecionador.
A sala exclusivamente dedicada à produção joalheira e vidreira de Lalique conheceu até esta data três instalações: a primeira, por ocasião da inauguração do Museu Calouste Gulbenkian, em 1969; a segunda, na década de noventa; e a terceira, já no ano 2000, no âmbito de um projeto alargado de remodelação do Museu.
Impõe-se agora, passados vinte anos, uma nova intervenção no espaço, capaz de permitir uma releitura integral da produção do mestre, valorizando o seu ideário, as suas múltiplas fontes de inspiração e a reconhecida originalidade das suas criações, que lhe valeram ser conhecido como «o inventor da joia moderna».
Núcleos especialmente idealizados para valorizarem os grandes temas do artista – a natureza exuberante recriada através de materiais inesperados, a representação da figura feminina e as suas múltiplas metamorfoses – sublinharão essa diversidade.
A arte do vidro, que Lalique abraçou exclusivamente a partir de 1912, conhece também uma profunda releitura neste projeto e ilustra uma preocupação desde sempre presente na produção do artista, tanto no período Arte Nova como no período Art Déco: a procura da transparência.