Prémios APOM 2021 distinguem Museu Gulbenkian
A APOM distinguiu duas iniciativas do Museu Calouste Gulbenkian na edição de 2022 dos seus prémios. A terceira edição de O Poder da Palavra, dedicado ao lugar que as mulheres ocupam na Galeria do Oriente Islâmico, recebeu o prémio Inovação e Criatividade. A Escola de Verão, que teve a sua primeira edição em setembro de 2021, recebeu o prémio Conferências.
Onde estão as mulheres na Galeria do Oriente Islâmico?, foi a pergunta que guiou Jessica Hallett, conservadora do Médio Oriente, Shahd Wadi, a curadora convidada desta edição de O Poder da Palavra, e Susana Gomes da Silva e Diana Pereira, do Serviço Educativo do Museu. Este projeto participativo, que tem vindo a ganhar reconhecimento internacional pela sua metodologia, vê-se agora reconhecido pelos museólogos portugueses. Com o título Mulheres: navegando entre a presença e a ausência, esta edição de O Poder da Palavra pode ser visitada no Museu até 25 de julho.
Museus e Educação foi o tema da primeira edição da Escola de Verão, reconhecida com o Prémio Conferências pela APOM. Realizada entre 2 e 4 de setembro de 2021, a iniciativa reuniu mais de três dezenas de especialistas nacionais e internacionais, tendo as suas sessões sido visionadas por mais de 4000 participantes online e presenciais.