Museu Calouste Gulbenkian recebe prémio da APOM
À semelhança de anos anteriores, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu várias instituições e projetos museológicos que no ano de 2018 se destacaram em diferentes áreas de ação, das exposições temporárias, à comunicação, do restauro à educação, da investigação à incorporação, entre outras. A cerimónia decorreu na passada sexta-feira, dia 24 de maio, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, contando com a presença e a participação dos representantes dos vários projetos, de norte a sul do país.
Na edição deste ano dos prémios APOM, o Museu Calouste Gulbenkian recebeu o «Prémio Exposição Temporária» pela exposição As Flores do Imperador. Do Bolbo ao Tapete, que teve curadoria de Clara Serra e Teresa Nobre de Carvalho e que decorreu entre fevereiro e maio de 2018. Esta mostra partiu da análise dos motivos decorativos florais de dois tapetes da coleção de Calouste Gulbenkian, cujas características refletem os diálogos estabelecidos entre Oriente e Ocidente ao longo do século XVII e a circulação, à escala global, de pessoas, livros, imagens e espécimes botânicos.
A exposição foi acompanhada de uma publicação que contou com o contributo das duas curadoras e que ainda se encontra disponível para venda nas lojas da Fundação.