Per formare

Almada Negreiros foi visto como um artista performer (do latim per formare, dar forma) por gerações posteriores, que nele encontraram um antecedente da forma artística efémera que a partir dos anos 1960 foi praticada pelas chamadas neovanguardas e que pressupunha que o processo artístico fosse ele próprio a ação que enunciava, sem obra final: a performance.

Desde os bailados que Almada coreografou, desenhou e dançou entre 1916 e 1918, aos manifestos artísticos que escreveu e disse publicamente, ou às provocações que fazia sozinho ou com o seu amigo Guilherme de Santa Rita, saltando por cima de mesas de café, interpelando os transeuntes ou criando momentos insólitos planeados ou espontâneos, há uma atitude teatral, escandalizadora e desconcertante, também presente nas conferências que se tornaram uma das suas expressões artísticas.

Para Almada, o artista moderno estava implicado na arte com o corpo, a voz, a vida. Essa vivência artística foi comum às vanguardas do início do século XX, e partilhou-a ainda com poetas e artistas que admirou ou com quem conviveu e colaborou (como Ramón Gómez de la Serna ou Federico García Lorca), mantendo sempre particular interesse na dança, no teatro e no cinema.

 

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José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, sem data . Não assinado / Não datado. Grafite e guache sobre cartão. 53,5 x 36 cm. Coleção particular
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, 1940 (?). Assinado / Não datado. Óleo sobre tela . 92 x 73 cm. Coleção Millennium bcp
José de Almada Negreiros (1893-1970) Figurino para o bailado «A Princesa dos Sapatos de Ferro», 1918. Assinado / Datado Guache sobre cartão . 50,6 x 35,8 cm Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna. Inv. DP3338
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, sem data . Não assinado / Não datado. Grafite e guache sobre papel 63,5 x 51 cm. Coleção particular
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, 1940. Assinado / Datado. Guache sobre papel . 46,7 x 58 cm. Coleção particular em depósito no Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna