Gestos, movimentos, rostos

«O autor destas páginas também desenha e não sabe expressar por palavras a extraordinária impressão que recebe sempre que copia o perfil de qualquer pessoa. A natureza chega tão complexa às feições de cada um, que somos forçados a não poder aceitar cada qual resumido ao lugar em que a sociedade o põe. Através dos séculos, uma linha única e incessantemente seguida acabou por tornar inimitável o perfil de cada um. Essa linha passa agora desde o alto da testa até por baixo do queixo, e às vezes lembra a de outros, mas é intransmissível.»

José de Almada Negreiros, Nome de Guerra, 1925

 

Em várias reflexões artísticas e políticas transmitidas em conferências e ensaios, Almada defende que a universalidade humana e a vida coletiva dependem do reconhecimento do particular de cada um. Na produção artística de Almada, o traçado dos rostos e corpos revelou-se também meio de experimentação, para além da representação dos retratados: o desenho dos gestos e movimentos foi pretexto quer para explorar a oscilação, a contorção e a flexibilidade da linha sinusoidal, quer para, noutros casos, jogar com a fragmentação geometrizada da representação, ou ainda para se expressar por via de uma linguagem ora realista ora neoclássica.

 

Ver vídeos
José de Almada Negreiros (1893-1970) «A Engomadeira», 1938. Assinado / Datado. Óleo sobre tela. 50 x 40 cm. Coleção particular
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título (Estudo), sem data . Não assinado / Não datado . Guache sobre papel . 63,5 x 51 cm. Coleção particular
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, sem data. Assinado / Não datado . Grafite sobre papel. 29,7 x 21,1 cm. Coleção particular em depósito no Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, sem data . Não assinado / Não datado . Grafite sobre papel . 42 x 30,5 cm. Coleção particular
[Duas figuras] ou [duplo retrato], 1927. Assinado / Datado. Grafite sobre papel. 48 x 51,5 cm. Acervo Artístico-Cultural dos. Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Fotografia: Rômulo Fialdini
Atualização em 18 dezembro 2017

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.