20 Fevereiro 2020

Khusraw e Shirin

Uma coleção com histórias: partilhamos semanalmente uma história sobre a Coleção do Fundador. O mês de fevereiro é dedicado às histórias de amor.

«Farhad a conduzir Shirin e o seu cavalo» (pormenor). Khamsa [Cinco Poemas] por Nizami. Copiado por Muhammed ibn Mulla Mir al-Hosseini. Pérsia, Shiraz, período safávida, c. 1591. Coleção do Fundador

A trágica história de amor de Khusraw e Shirin, popularizada pelo poeta persa Nizami Ganjavim, é uma parte integrante do Khamsa [Cinco Poemas] e relata a paixão do rei sassânida Khusraw II pela princesa cristã arménia Shirin, que se tornaria rainha da Pérsia.

Caracterizada por encontros e desencontros, casamentos e traições, a relação de Khusraw e Shirin começa antes mesmo de se conhecerem: apaixonam-se pela descrição física um do outro. Quando finalmente se encontram na Arménia, vivem um período de grande paixão, mas a vida toma um rumo diferente e Khusraw acaba por se casar com outra mulher. Ao mesmo tempo, um pedreiro de nome Farhad apaixona-se por Shirin. Cego de ciúmes, Khusraw condena-o a trabalhos forçados em exílio e dá-lhe a falsa notícia de que a sua amada está morta, levando-o a atirar-se de um penhasco.

Depois da morte da sua mulher e de um novo casamento falhado, Khusraw recebe finalmente Shirin como sua esposa. O casal vive alguns anos de felicidade até ao momento em que o filho de Khusraw, também ele enamorado de Shirin, ordena a morte do pai. Shirin conhece um desfecho igualmente trágico, pondo fim à própria vida.

Esta pintura, extraída do Khamsa da Coleção do Fundador, retrata o herói do poema, Farhad, a carregar a sua adorada Shirin: de modo a destruir a paixão do pedreiro, Khusraw manda-o escavar um túnel através do monte Behistun. Antes de começar, Farhad talha os retratos de Shirin e Khusraw na superfície do rochedo. Shirin viaja até ao local para contemplar os relevos, mas tomba de exaustão e Farhad leva-a de volta ao castelo, transportando-a às costas e conduzindo o seu cavalo.

Copiado por Muhammed Ibn Mulla Mir Al-Hosseini em c. 1591, este exemplar inclui dois dos Cinco Poemas de Nizami.


Uma Coleção com Histórias

Partilhamos semanalmente uma história sobre a Coleção do Fundador. O mês de fevereiro é dedicado às histórias de amor.

Conhecer outras histórias