Políticas e poéticas do fazer (em) coletivo
Metodologias e dispositivos para a mediação, participação e criação em contexto comunitário
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianEsta masterclass decorre em português, sem tradução simultânea e sem transmissão em direto no nosso website.
A arte convida-nos à experiência do desconhecido, possibilita outras – e muitas vezes desconhecidas –, formas de olhar, (re)conhecer e provocar a(s) realidade(s). A sua dimensão poética e política é um espaço fértil para o questionamento, projeção, e construção coletiva de novos futuros. Possibilita-nos a desocultação e reescrita de narrativas individuais e coletivas, e propõe a troca de papéis. Permite-nos a redescoberta do nosso corpo e dos outros corpos, de novos movimentos, sons, olhares… Um exercício de descolonização dos sentidos, de imaginação e ternura radical, uma redescoberta e uma reconstrução de uma poética e potência pessoal e coletiva: um corpo comum enquanto sujeito político.
Este «lugar comum da arte», na sua dimensão física e simbólica, é o espaço de encontro para esta masterclass que convida as pessoas participantes a uma experiência criativa imersiva, sensorial, emocional e lúdica. Propõe ainda uma reflexão crítica sobre as práticas de desejo e risco no contexto das instituições e estruturas culturais e do seu potencial na criação de espaços de ressignificação, resistência e transformação social.
Oradores
-
Maria João Mota
Nasceu no Porto em 1979. É licenciada em Relações Internacionais, com especialização em Cooperação e Desenvolvimento. Paralelamente, desenvolve desde a adolescência um percurso de formação nas artes performativas. É cofundadora da PELE (2007) , um coletivo de referência nacional e internacional no campo das práticas artísticas comunitárias. Desde então, concebe e implementa projetos de criação artística dirigidos a grupos e territórios mais afastados dos processos participativos.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.