Pedro Hispano
Com José Meirinhos, Armando Norte e Henrique Leitão
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 2 Fundação Calouste GulbenkianA conversa, moderada pelo professor Henrique Leitão, terá como oradores os professores Armando Norte e José Meirinhos, que falarão sobre Pedro Hispano, ilustre português, que viveu entre 1215 e 1277, e que, segundo a tradição, se destacou como médico, filósofo, teólogo, professor, matemático e também papa, desde 20 de setembro de 1276 até à data da sua morte.
Uma vez que esta conversa é realizada no âmbito da mostra Visões de Dante. O Inferno segundo Botticelli, será dado ênfase ao breve pontificado do papa João XXI e à obra de lógica de Pedro Hispano, que leva Dante Alighieri na sua famosa Divina Comédia a colocá-lo no Paraíso, entre as almas que rodeiam a alma de São Boaventura, apelidando-o de «aquele que brilha em doze livros», menção clara a doze tratados de lógica atribuídos pela tradição ao erudito pontífice português.
BIOGRAFIAS
Armando Norte é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado pela mesma instituição em História Medieval. Desenvolve atividade letiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa, desde 2007, e do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, desde 2017. Integra ainda a direção da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e a Comissão Científica da rede internacional Héloïse: European Network on Digital Academic History. Na sua produção científica, merecem destaque a obra intitulada Os intelectuais em Portugal na Idade Média, distinguida com o prémio CTT - D. Manuel I, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2020; e uma biografia com o título de João XXI: o papa português, recém-traduzida para língua italiana.
Henrique Leitão é investigador principal no Departamento de História e Filosofia da Ciência, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O seu trabalho tem estado centrado nas atividades científicas na Europa nos séculos XV e XVI, especialmente, matemática, astronomia, cosmografia e cartografia. Foi comissário científico de diversas exposições, entre outras, 360º Ciência Descoberta, na Fundação Calouste Gulbenkian, em 2013. É membro de várias associações e sociedades científicas, portuguesas e estrangeiras, e o seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios e outras distinções.
José Meirinhos, professor catedrático e diretor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coordena a linha de investigação sobre «Filosofia Medieval e do Início da Idade Moderna» no Instituto de Filosofia da mesma universidade. Autor de uma obra sobre a antropologia de Pedro Hispano e do catálogo dos manuscritos com obras atribuídas a Pedro Hispano (este publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2011). Autor e editor de estudos sobre História da Filosofia, sobretudo do período medieval