O Poder da Palavra VI
Folha: uma visita do jardim
Slider de Eventos
Data
- Encerra à Terça
Local
Museu Calouste GulbenkianPreço
- Desde 12,00 €
Incluído no bilhete Coleções e All-Inclusive
Era o jardim que vinha visitar-nos
Enviando seus presentes
Nas perfumadas mãos da brisa.
— Ibn ʿAmmār, poeta árabe do século XI natural de Silves, Algarve
Inspirados por estes versos, curadoras e colaboradores da Fundação Calouste Gulbenkian trouxeram o jardim Gulbenkian para a Galeria do Oriente Islâmico do Museu, tendo como tema central a representação da folha nos objetos em exposição.
Um breve olhar pela galeria revela folhas dispersas um pouco por toda a parte, patentes em muitas das obras da Coleção: um testemunho da importância dos padrões vegetais e das representações de plantas para as inúmeras culturas do Oeste e do Sul da Ásia, bem como para o próprio colecionador, Calouste Sarkis Gulbenkian.
Muitas das folhas representadas refletem as que se podem encontrar nas árvores do jardim, como o cipreste, o olmo, a olaia, o plátano ou o choupo. Esta exposição explora essa afinidade, num tempo em que, para lá do edifício do Museu Gulbenkian e nas regiões de onde são oriundas estas obras, as mudanças climáticas têm vindo a afetar os ciclos de vida das folhas e a sobrevivência das árvores.
Na natureza, assim como na arte islâmica, as folhas surgem normalmente agrupadas em torno de ramos, e o processo que deu origem a esta exposição partilhou este sentido de comunidade.
Os diversos colaboradores da Fundação Gulbenkian que se juntaram à equipa curatorial para explorar o tema «folha», enriqueceram a interpretação dos objetos através da partilha de histórias pessoais, poemas e obras de arte.
Ficha técnica
Curadora convidada
Shahd Wadi – Investigadora e curadora
Coordenação
Jessica Hallett – Conservadora sénior do Médio Oriente, Museu Calouste Gulbenkian
Colaboração
Ana Barata, Andreia Constantino, Beatriz Saraiva, Clara Serra, Clara Vilar, Elisabete Caramelo, Patrícia Simões, Paula Côrte-Real, Rosário Palha, Yeni Varela.