MOER
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Coleção Moderna R. Dr. Nicolau Bettencourt, LisboaPor ocasião da exposição Al Cartio e Constance Ruth Howes de A a C, um projeto de Ana Jotta e Ricardo Valentim, concebido e realizado para o Espaço Projeto – Coleção Moderna, o Museu Calouste Gulbenkian apresenta MOER, um livro de artista de Ana Jotta (Lisboa 1946) e Ricardo Valentim (Loulé, 1978) que expõe a correspondência trocada, imagens de obras e intervenções, ações e outros materiais, reunidos desde 2010, ano em que os artistas se conheceram, e que revela um diálogo entre as suas práticas artísticas.
MOER constituí assim um corpus (ou atlas) de uma intensa colaboração artística, construído por dois artistas de gerações diferentes que criam aqui um território inesperado e muito singular, marcado por uma relação artística e pessoal feita de cumplicidades e conversas, de interesses comuns – como a tipografia e as espécies tipográficas -, do cruzamento de práticas artísticas, e do questionamento dos conceitos fundadores da própria prática artística, como o de autor (e autoria), o de curador ou o do objeto “exposição” e seus modos de produção e apresentação no espaço do museu.
A palavra MOER, que sugere uma ação que se declina nos verbos amassar, farinar, romper ou partir, afrontar, mastigar…, deriva da palavra MOI, de um cartão de Ana Jotta (apropriação de um type specimen do Tarbé), onde se vêm inscrever as letras E e R., acrescentadas à mão por Ricardo Valentim. Como obra, MOER é um livro – «um livro bem feito por duas pessoas amigas» -, mas é também uma exposição «temporária» que acontece no espaço das edições da Série de Cultura Portuguesa do Plano de Edições da Fundação Calouste Gulbenkian.
O livro encontra-se à venda nas lojas da Fundação Calouste Gulbenkian e na loja Almedina na Coleção Moderna.