![](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/Carnificina-Flaubert_1200_900-576x432.jpg)
Flaubert na Coleção Gulbenkian
Slider de Eventos
Data
- Encerra à Terça
Local
Museu Calouste GulbenkianNuma carta de 12 de junho de 1862, o escritor francês Gustave Flaubert (1821-1880) confessa-se resistente face à ilustração das suas obras ao seu notário Ernest Duplan: «Nunca, enquanto for vivo, serei ilustrado, pois a mais bela descrição literária é devorada pelo mais mísero desenho.»
Sabemos, contudo, que, após a morte do escritor, se multiplicaram as edições de luxo dos seus contos e romances. Enriquecidas por composições criadas e executadas por importantes ilustradores, gravadores ou encadernadores da transição do século XIX para o século XX, estas produções destinavam-se a um público bibliófilo que pretendia rechear as suas bibliotecas de exemplares únicos, contendo muitas vezes cartas ou bilhetes manuscritos dos autores ou aguarelas e desenhos originais dos artistas que nelas participavam.
![Gustave Flaubert, «Hérodias» (pormenor). Paris: A. Ferroud, Libraire-Éditeur, 1892. Impresso sobre papel Whatman; ilustrado com aguarelas originais e composições de Georges Antoine Rochegrosse, gravadas a água-forte por Eugène-André Champollion. Exemplar não numerado e não comercializado. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-1.jpg)
![Gustave Flaubert, «Par les Champs et par les Grèves» (pormenor). Paris: L. Carteret, Éditeur, 1924. Impresso sobre papel; ilustrado com aguarelas originais e gravuras a água-forte de Henri Jourdain. Exemplar único, impresso para o comprador dos desenhos originais. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-2.jpg)
![Gustave Flaubert, «Par les Champs et par les Grèves» (pormenor). Paris: L. Carteret, Éditeur, 1924. Impresso sobre papel; ilustrado com aguarelas originais e gravuras a água-forte de Henri Jourdain. Exemplar único, impresso para o comprador dos desenhos originais. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-3.jpg)
![Gustave Flaubert, «La Tentation de Saint Antoine» (pormenor). Paris: A. Ferroud – F. Ferroud, Successeur, 1907. Impresso sobre papel Japão; ilustrado com uma aguarela original e composições de Georges Antoine Rochegrosse, gravadas a água-forte por Eugène Decisy. Exemplar n.º 12 de uma tiragem de 350 exemplares. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-4.jpg)
![Gustave Flaubert, «Salammbô» (pormenor). Paris: A Quantin imprimeur, 1914. Impresso sobre papel Japão; ilustrado com aguarelas originais de Edmond Malassis, datadas de 1926, desenho de Théobald Chartran e retrato do compositor Ernest Reyer por Félix Nadar. Exemplar único com aguarelas de Malassis acrescentadas em data posterior à edição. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-5-2.jpg)
![Gustave Flaubert, «Salammbô» (pormenor). Paris: A Quantin imprimeur, 1914. Impresso sobre papel Japão; ilustrado com aguarelas originais de Edmond Malassis, datadas de 1926, desenho de Théobald Chartran e retrato do compositor Ernest Reyer por Félix Nadar. Exemplar único com aguarelas de Malassis acrescentadas em data posterior à edição. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-6.jpg)
![Gustave Flaubert, «Madame Bovary, mœurs de province» (pormenor). Paris: L’imprimerie nationale, 1912. Impresso sobre papel velino; ilustrado com aguarelas originais e águas-fortes de Henri Jourdain e uma litografia original de Charles-Lucien Léandre. Exemplar n.º 34 de uma tiragem de 150 exemplares, impresso para Maurice Quarré. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-7.jpg)
![Gustave Flaubert, «Madame Bovary, mœurs de province» (pormenor). Paris: L’imprimerie nationale, 1912. Impresso sobre papel velino; ilustrado com aguarelas originais e águas-fortes de Henri Jourdain e uma litografia original de Charles-Lucien Léandre. Exemplar n.º 34 de uma tiragem de 150 exemplares, impresso para Maurice Quarré. Museu Calouste Gulbenkian](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-8.jpg)
Colecionador eclético, Calouste Gulbenkian (1869-1955) também se interessou por este tipo de publicações, dos mais variados autores. No caso de Flaubert, encontram-se hoje dez exemplares na coleção do Museu, que servem de ponto de partida a uma pequena mostra, no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado a 23 de abril.
Apresentando-se em três momentos nas galerias do Museu, esta seleção organiza-se de acordo com as temáticas que inspiraram o escritor: Antiguidade, imaginário cristão e medieval e o século XIX, o seu próprio tempo. Com este percurso, pretendemos evocar o papel que as fontes artísticas e documentais das épocas que Flaubert revisitou nas suas narrativas assumiram no processo criativo da sua produção literária. Tal importância permite-nos também reconhecer que, embora recusando a ilustração das suas obras, o escritor foi sempre influenciado pelo poder da imagem.
![Vista geral da exposição](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-b1.jpg)
![Vista geral da exposição](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-3b.jpg)
![Vista geral da exposição](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-4b.jpg)
![Vista geral da exposição](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/04/flaubert-5b.jpg)
Ficha técnica
Curadoria
Ana Maria Campino – Museu Calouste Gulbenkian
Imagem de topo
Gustave Flaubert, «Par les Champs et par les Grèves» (pormenor). Ilustrado com aguarelas originais e gravuras a água-forte de Henri Jourdain. Exemplar único, impresso para o comprador dos desenhos originais. Paris: L. Carteret, Éditeur, 1924. Impresso sobre papel. Museu Calouste Gulbenkian