Eid al-Fitr
Slider de Eventos
Data
- seg, qua, qui, sex, sáb e dom,
Local
Coleção do Fundador Av. de Berna, 45A, Lisboa Lotação máxima: 20 visitantesEm 2017, o Museu Calouste Gulbenkian promove a criação de duas instalações-intervenções na Galeria de Arte Islâmica – Coleção do Fundador, que têm como ponto de partida duas celebrações de grande significado simbólico para o mundo islâmico.
A primeira intervenção aconteceu em março, com uma instalação em torno do Noruz, momento marcante para todo o mundo persa e a Ásia Central, ao assinalar o início do Ano Novo e da primavera. Em junho tem lugar o segundo momento desta iniciativa, com uma instalação em torno do Eid al-Fitr, ritual de grande importância para todo o mundo muçulmano por marcar o fim do jejum do Ramadão.
A partir da evocação destas celebrações, Noruz e Eid al-Fitr, é encenada a apresentação de um conjunto de objetos da Coleção que, num dado contexto histórico e social, integravam estas festividades, nomeadamente os banquetes. Na exposição Eid al-Fitr, o fim do jejum, a intervenção centra-se num tapete do Cáucaso (inv. T83), envolvendo objetos predominantemente otomanos, como cerâmicas, tecidos, uma lâmpada de mesquita e um tapete de oração.
Este projeto tem a curadoria da investigadora e professora Sussan Babaie e dos alunos do Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres, em colaboração com os curadores Clara Serra e Jorge Rodrigues, do Museu Calouste Gulbenkian.
Esta exposição e a sua programação complementar estão incluídas no programa do Jardim de Verão.
Programação complementar
Visita orientada
Eid al-Fitr – conversas informais à volta de um tapete
Domingos, 25 de junho e 2 de julho, 15:00
Ver evento
Mesa-redonda
Arte islâmica no Museu hoje: uma oportunidade?
Com Sussan Babaie, Cigdem Kafescioglu e Avinoam Shalem
Quinta, 29 de junho, 18:00
Ver evento
Visitas para grupos mediante marcação prévia
Marcações para visitas guiadas:
217 823 800
[email protected]
Mais informações:
[email protected]