Egito: a longínqua terra próxima
Visita e conversa com a convidada
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Galeria Principal Fundação Calouste GulbenkianEsta visita será em inglês sem tradução simultânea.
Preço
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
Será que há mais do que um Antigo Egito na memória coletiva? Será que os egípcios contemporâneos têm a mesma ideia de Antigo Egito que as outras culturas têm? Esta visita começa com a visualização do vídeo «Egito: a longínqua terra próxima» com a curadoria de Sarah Nagaty − investigadora egípcia radicada em Portugal −, seguindo-se uma viagem ao labirinto de relações que constituem a ideia de Antigo Egito nos dias de hoje.
No Egito, a civilização egípcia antiga foi moldada à luz dos currículos escolares, do turismo próspero, do nacionalismo árabe, do discurso político conservador, do cristianismo copta e muito mais… Enquanto na Europa, o legado dos faraós foi influenciado por um olhar orientalista – muitas vezes encantado, e às vezes até egitomaníaco. Devido a essa complexidade, os egípcios contemporâneos encontram-se divididos entre um sentimento de orgulho – pelo peso e importância da sua história – e de confusão – pela natureza da sua conexão distante com ela.
Ver vídeoFICHA TÉCNICA
Com Sarah Nagaty