Ciclo de Cinema Abstrato

Slider de Eventos

Este programa introduz o trabalho de artistas e realizadores que instigaram o desenvolvimento experimental da imagem em movimento durante o século XX, com um foco particular em trabalhos que desafiam o potencial rítmico e visual da luz enquanto medium.

Das propriedades generativas do aparato à emancipação de narrativas sinestésicas, psicadélicas e simbólicas, este ciclo inclui um vasto grupo de filmes que se estendem dos anos 20 à década de 70, mapeando a era de ouro do cinema experimental feito por artistas. Ao fazê-lo, sublinha o potencial libertador das narrativas abstratas e do experimentalismo tecnológico como cruciais para a construção de novas sensibilidades e subjetividades.

Com o visionamento de obras de: Mary Ellen Bute, Harry Smith, Jordan Belson, António Palolo, Tony Conrad, Stan van der Beek, Steina and Woody Vasulka, Henry Michaux and Eric Duvivier, Whitney Brothers, Walter Ruttmann, Viking Eggeling, Hans Richter.

Curadoria de Margarida Mendes

 

23 de setembro

Sexta-feira – 18h00

Pioneiros da Música Visual

Viking Eggeling:

Symphonie Diagonale, 1924, 16mm, 7’29”

Walter Ruttmann:

Opus I, 1921, 16mm, 11’10”

Opus II, 1921, 16mm, 3’20”

Opus III, 1924, 16mm, 3’20”

Opus IV, 1925, 16mm, 4’

Hans Richter:

Rhythm 21, 1921, 16mm, 3’22”

Rhythm 23, 1923, 16mm, 3’23’’

Inflation, 1927, 16mm, 2’45” 

Ghosts Before Breakfast, 1928, 16mm, 9′

Everything Turns, 1929, 16mm, 3’25”

Race Symphony, 1929, 16mm, 5’05”

Two-Penny Magic, 1929, 16mm, 2’17”

*Cópias da Coleção Cecile Starr at Center for Visual Music. Apresentado em colaboração com o Center for Visual Music

 

24 de setembro

Sábado – 17h00

Mary Ellen Bute: Retrospetiva 

Rhythm in Light (com a colaboração de Melville Webber e Ted Nemeth), 1934, 16mm, 5′

Dada, 1936, 16mm, 3′

Parabola, 1937, 16mm, 9′

Spook Sport (com a colaboração de  Norman McLaren), 1939, 16mm, 8′                                

Tarantella, 1940, 16mm, 5′

Polka Graph, 1947, 16mm, 5′

Color Rhapsody, 1948, 16mm, 4’5”

Imagination, 1948, 16mm, 3′

New Sensations in Sound RCA Commercial, 1949, 16mm, 3′

Pastorale, 1950, 16mm, 9′

Abstronic, 1952, 16mm, 7′

Mood Contrasts, 1953, 16mm, 7′

 

30 de setembro

Sexta-feira – 18h00

As visões caleidoscópicas de Henri Michaux e Eric Duvivier 

Images du Monde Visionnaire, 1963, 16mm transcrito para cópia digital, 34’16”

 

1 de outubro

Sábado – 17h00

O psicadelismo de Harry Smith

Early Abstractions, 1939–1956, 16mm, 23′

Heaven and Earth Magic, 1957-1962, 16mm, 66′

 

2 do outubro

Domingo – 17h00

Os Vasulkas 

Solo for 3, 1974, cópia digital, 4’15”

Reminiscence, 1974, cópia digital 4’48”

Soundgated Images,1974, cópia digital, 9’22”

Noisefields,1974, cópia digital, 12’05”

Heraldic View, 1974, cópia digital, 4’21”

1-2-3-4, 1974,  cópia digital, 7’46”

Soundsize, 1974, cópia digital, 4’40”

Telc, 1974, cópia digital, 5’10”

 

8 de outubro

Sábado – 17h00

Jordan Belson: Filmes, Sagrado e Profano *

Bop Scotch, 1952, digital, 3’

Mandala, 1953, 16mm, 3’

Séance, 1959, 16mm, 3’5’’; som: Pierre Schaeffer

Vortex V presentation reel, 1959, 16mm, 5’

Allures, 1961, 16mm, 7’45’’; som: Jordan Belson e Henry Jacobs

LSD, c. 1962, 16mm, 4’; som: Jordan Belson (inédito)

Samadhi, 1967, digital, 5’

Momentum, 1968, 16mm, 6’

Chakra, 1972, 16mm, 6’; som: Jordan Belson

Cycles (com Stephen Beck), 1974, 16mm, 10’; som: Stephen Beck

Quartet, c. 1982, digital, 10’ (inédito)

*Cópias da coleção do Center for Visual Music; muitas destas foram preservadas com o apoio da National Film Preservation Foundation. Apresentado em colaboração com o Center for Visual Music

 

9 de outubro

Domingo – 17h00

António Palolo

OM, 1977-78, super 8 transcrito para cópia digital, 95’04” 

Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna

 

14 de outubro

Sexta-feira – 18h00

Pioneiros da Abstração Digital: os Irmãos Whitney 

Five Film Exercises, Films 1 / 2-3 / 4, 1943-1944, 16mm, 16′ (a confirmar)

Yantra, 1950-1957, 16mm, 8’

Lapis, 1963-1966, 16mm, 10′

Permutations, 1968, 16mm, 8′ (a confirmar)

 

15 de outubro

Sábado – 17h00

A Ciberutopia de Stan VanDerBeek 

Newsreel of Dreams: Part I, 1976, cópia digital, 28′

Strobe Ode, 1977, cópia digital, 11′

Vanishing Point Left, 1977, cópia digital, 9’30”

 

16 de outubro

Domingo – 17h00

Flicker and Visual Drone: Tony Conrad

The Flicker, 1965, 16mm, 30’

 

 

Arquivos

Arsenal – Institut für Film und Videokunst e.V.; C.V.M Centre for Visual Music; Electronic Arts Intermix; Film-Makers’ Cooperative; Fondation Maison des Sciences de l’Homme; Light Cone; LUX

 

Alguns filmes não são aconselháveis a crianças. Contêm imagens, tais como luzes intermitentes, que poderão provocar convulsões a pessoas com epilepsia.

 

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.