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Mundo flutuante: estampas japonesas «ukiyo-e»
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- Encerra à Terça
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Galeria de Exposições Temporárias Museu Calouste GulbenkianMundo flutuante: estampas japonesas ukiyo-e centra-se no conceito de ukiyo, que significa «mundo flutuante», e que se refere aos prazeres efémeros da vida quotidiana. É aqui traçado o perfil de Edo, atual Tóquio, através de duas temáticas ilustrativas da cultura popular da cidade de então: a beleza feminina, personificada na figura da cortesã, e a contemplação do mundo natural.
![Katsushika Hokusai (1760-1849). «Hodogaya na Estrada de Tōkaidō, da série Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji [Fugaku Sanjūrokkei]». Japão, 1830-1832 Estampa sobre papel Editor: Nishimuraya Yohachi (Eijudo) (c. 1751-1860).](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-japonesas-807-2.jpg)
![Utagawa Kuniyoshi (1797–1861). «Saito Oniwakamaru Lutando com Carpa Gigante numa Queda d’Água». Japão, séculos XVIII-XIX Estampa sobre papel Editor: Tsutaya kichizo (1801-1848)](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-japonesas-803-2.jpg)
![Torii Kiyomasa II (1706-1783). «Nakamura Shingono, no Papel de Kudo Samon, Empunhando a Espada sobre a Cabeça de Sanogaw Nangiku, no Papel de Soga no Goro». Japão, século xviii Estampa sobre papel Editor: Bunkido (Igaya Kanyemon) (1711-1748)](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-japonesas-805-2.jpg)
![Kitagawa Utamaro (1754-1806. «A Cortesã Osome de Tozawa-ya, da série Sete Desenhos para Pinturas de Genji». Século xix Estampa sobre papel Editor: Sowakudo (?) (Tsuruya Kinsuke) (1798 -1836)](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-japonesas-800-2.jpg)
![Katsushika Hokusai (1760-1849). «Imagem Antiga de Ponte de Barcos, Sano, Kōzuke, da série Vistas Excecionais das Pontes Célebres de Todas as Províncias [Shokoku meikyō kiran]». Japão, 1834. Estampa sobre papel Editor: Nishimuraya Yohachi (Eijudo) (c. 1751-1860)](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-japonesas-806-2.jpg)
Essa cultura também é definida através da representação do traçado urbano da cidade, dos seus lugares icónicos – incluindo o histórico bairro de Yoshiwara – das ruas e da paisagem em redor. As doze gravuras uki-e (impressões em perspetiva), de Utagawa Toyoharu (1735-1814) apresentam visões reais de Edo e testemunham o incessante fervilhar da cidade. A adoção da perspetiva linear foi relevante para o estabelecimento do género paisagístico ukiyo-e, inaugurado por Katsushika Hokusai (1760-1849) com a famosa série das Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji (Fugaku sanjūrokkei), de que a coleção contém dois exemplares.
A primeira versão do projeto editorial de Utagawa Hiroshige (1797-1858), As Cinquenta e Três Estações Postais do Tōkaidō(Tōkaidō gojûsantsugi), faz parte desse fenómeno, e obteve tamanho sucesso que foi impressa em duas edições. A coleção Gulbenkian conserva uma segunda versão realizada em colaboração com Utagawa Kuniyoshi (1797-1861) e Utagawa Kunisada (1786-1865) e que, embora represente o Tōkaidō – a estrada que ligava Edo a Quioto – associa a cada uma das diferentes estações deste caminho as mais relevantes lendas, histórias e poemas japoneses.
![Vista da exposição. © Foto: Pedro Pina](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-foto-01.jpg)
![Vista da exposição. © Foto: Pedro Pina](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-foto-015.jpg)
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![Vista da exposição. © Foto: Pedro Pina](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-foto-04.jpg)
![Vista da exposição. © Foto: Pedro Pina](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-foto-012.jpg)
![Vista da exposição. © Foto: Pedro Pina](https://cdn.gulbenkian.pt/museu/wp-content/uploads/sites/5/2023/02/estampas-foto-09.jpg)
É dada ainda a conhecer a importância dos surimono, edições exclusivas e limitadas de xilogravuras, acessíveis apenas a alguns cidadãos da sociedade japonesa da altura. A coleção do Museu possui um grupo expressivo destas obras, sobretudo da autoria de Totoya Hokkei (1780-1850).
Esta exposição representa também uma oportunidade para descobrir algumas das estampas danificadas nas cheias de 1967 que afetaram a região de Lisboa. O lento e pormenorizado trabalho da equipa de conservação e restauro nestas obras foi pioneiro a nível nacional e é também contemplado na exposição.
Programação complementar
Visitas para escolas / ATLs
Visitas orientadas: Mundo flutuante: estampas japonesas «ukiyo-e»
Com Filipa Santos, Mariana Abreu e Run Jiang
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Vistas para grupos particulares
Visitas orientadas: Mundo flutuante: estampas japonesas «ukiyo-e»
23 Jun – 16 Out 2023
Quarta a segunda, 10:00 – 18:00, domingo, 10:00 – 14:00
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Ficha técnica
Curadoria
Jorge Rodrigues – Museu Calouste Gulbenkian
Francesca Neglia – Sapienza, Università di Roma
Hannah Sigur – FCSH, Universidade Nova de Lisboa
Imagem de topo
Katsushika Hokusai; Yeijudo (editor), «A ponte de barcos em Sano na província de Kosuke. Viajantes atravessam o rio Toné cuja corrente forte deu à ponte a forma de arco», pormenor. Série «Vistas excecionais de pontes célebres de todas as províncias». Japão, c. 1827. Museu Calouste Gulbenkian