Arte islâmica no Museu hoje: uma oportunidade?

Slider de Eventos

Mesa-redonda

Arte islâmica no Museu hoje: uma oportunidade? é o segundo debate da série organizada em torno de duas intervenções na Galeria de Arte Islâmica da Coleção do Fundador do Museu Calouste Gulbenkian. Este debate coincide com uma nova apresentação da magnífica coleção de objetos otomanos do museu, e marca a importante celebração que assinala o fim do Ramadão, o mês de jejum sagrado para os muçulmanos de todo o mundo. Eid al-Fitr, o fim do jejum, exposição apresentada entre 23 de junho e 17 de julho, evoca estas comemorações num contexto doméstico otomano. Arte islâmica no Museu hoje: uma oportunidade? reúne académicos e profissionais da área da museologia, alargando o âmbito do debate e explorando as oportunidades latentes no ato de repensar o conceito de «islâmico», as sensíveis ligações entre as artes moderna e contemporânea, e as práticas históricas de colecionismo e exposição dos museus europeus e norte-americanos.

Oradores: Sussan Babaie (The Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres); Cigdem Kafescioglu (Universidade Boğaziçi, Istambul); Avinoam Shalem (Universidade de Columbia, Nova Iorque)

Conferência em inglês sem tradução.

 

Avinoam Shalem

Avinoam Shalem é professor Riggio de Arte Islâmica na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Antes da nomeação para este cargo, Shalem detinha a cátedra em História de Arte Islâmica na Universidade de Munique. Em 2006, foi investigador principal Andrew Mellon no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque; professor convidado no Getty Research Center, em 2009; e investigador residente Lester K. Little na American Academy, em Roma, em 2016. Entre 2007 e 2015, foi investigador associado Max-Planck no Kunsthistorisches Institut em Florença.

Interessa-se principalmente pelas interações artísticas na bacia do Mediterrâneo durante a Idade Média, pela estética medieval e pela historiografia no campo da história da arte. Publicou mais de cem artigos em revistas académicas e publicações, e é autor de vários livros. Entre as suas publicações mais recentes, encontram-se: The Image of the Prophet between Ideal and Ideology: A Scholarly Investigation (com Christiane J. Gruber); Die mittelalterliche Olifante (2 vols); e Gazing Otherwise: Modalities of Seeing In and Beyond the Lands of Islam (com Olga Bush). Foi cocurador da exposição The Future of Tradition: The Tradition of Future na Haus der Kunst, em Munique (2010), e presentemente orienta os projetos de investigação When Nature Becomes Ideology: Palestine after 1947.

 

Çiğdem Kafescioğlu

Çiğdem Kafescioğlu é professora e responsável no Departamento de História da Universidade Boğaziçi, em Istambul. O seu campo de trabalho centra-se na cultura urbana, arquitetónica e visual otomana do início da era moderna. Escreveu vários capítulos e artigos para livros e revistas da especialidade, e é autora da obra Constantinopolis/Istanbul: Cultural Encounter, Imperial Vision, and the Construction of the Ottoman Capital (2009), que foi galardoada com o Prémio Spiro Kostof da Society of Architectural Historians . Beneficiou de bolsas de estudo da Giles Whiting Foundation, do Aga Khan Program for Islamic Art and Architecture, da Getty Foundation e do Radcliffe Institute for Advanced Study da Universidade de Harvard.

 

Sussan Babaie

Sussan Babaie é leitora Andrew W. Mellon das Artes do Irão e do Islão no Courtauld Institute of Art da Universidade de Londres. A sua pesquisa e ensino abordam a primeira Idade Moderna da Ásia Ocidental e Central persa. Babaie também escreve e leciona sobre artes contemporâneas do Irão e do Médio Oriente. É autora da obra galardoada Isfahan and Its Palaces: Statecraft, Shi‘ism and the Architecture of Conviviality in Early Modern Iran (2008), e coautora de Persian Drawings in the Metropolitan Museum of Art (1989), Slaves of the Shah: New Elites of Safavid Iran (2004), Shirin Neshat (2013), Persian Kingship and Architecture: Strategies of Power in Iran from the Achaemenids to the Pahlavis (2014) e Honar – The Afkhami Collection of Modern and Contemporary Iranian Art (2017). A sua investigação tem sido apoiada e financiada pelo Fundo Nacional das Ciências Humanas (Estados Unidos da América), pela Fundação Fullbright (para o Egito e a Síria) e pelo Getty Research Institute, em Los Angeles.

 


Parceiro

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.