A Mesa Global no Século XVIII
Da Prata e do Vidro à Laca e Porcelana
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Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianO evento será transmitido em direto e estará disponível nesta página.
A primeira edição, intitulada A Mesa Global no Século XVIII, da Prata e do Vidro à Laca e Porcelana, pretende realçar intercâmbios e compreender a teia de relações, atualmente denominadas foodways, em torno da produção, da preparação e da apresentação da alimentação no mundo Moderno.
Recorrendo a uma abordagem transcultural, a conferência parte do recém-lançado catálogo da coleção de Ourivesaria do Museu e percorre o amplo espaço geográfico da coleção de Calouste Sarkis Gulbenkian, que se estende da Europa ao Japão, passando por África e pelas Américas.
O painel é composto por dez especialistas de diversas disciplinas, como a História da Arte, os Estudos Sociais e Económicos e a Antropologia aplicados ao estudo da alimentação no passado. Estes peritos examinam como a circulação global de alimentos, objetos, materiais, técnicas e pessoas no século XVIII afetou os costumes e as práticas em torno da mesa e das refeições.
Oradores
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Farzaneh Pirouz-Moussavi
Historiadora de arte, curadora independente e consultora de arte islâmica. O seu doutoramento Clay Between Two Seas:From Baghdad to the Talavera of Puebla deu origem a um livro e a uma exposição itinerante no México e em Dallas (2017). A sua colaboração com os governos, museus e galerias no México e em Espanha, e os seus workshops em Puebla, garantiram que a UNESCO declarasse a Talavera, uma cerâmica com vidrado de estanho, como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
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Irene Fattacciu
Doutorada em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (2011) e em Sociologia pela Universidade de Turim (2019). Investiga temas como a globalização, a circulação global de bens, o colonialismo e o racismo numa perspetiva histórica. Trabalha na área do desenvolvimento inclusivo no ARCO (Action Research for CO-development) desde 2021, conduzindo e coordenando projetos no campo do património cultural, estudos de género, deficiência, processos de proteção e empoderamento.
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Isabel Castro Henriques
Doutorada pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (1993), é Professora Associada com Agregação, aposentada, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde introduziu os estudos de História de África e lecionou História do Colonialismo e História das Relações Afro-Portuguesas. É investigadora do CEsA/ISEG-ULisboa. Além de trabalhos científicos diversos, publicou vários livros, o mais recente, África e o Mundo. Circulação, Apropriação e Cruzamento de Conhecimentos (Séculos XV-XX).
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João Pedro Gomes
Doutorado em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades pela Universidade de Coimbra (2023), com a tese A Doçaria Portuguesa. Origens de um Património Alimentar Português (Séculos XVI a XVIII), financiado pela FCT. A sua investigação centra-se nas áreas da cultura material associadas à mesa e à cozinha, da literatura culinária/gastronómica, bem como das práticas sociais e culturais no contexto alimentar, com especial incidência nas idades Média e Moderna portuguesas.
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Kirstin Kennedy
Curadora de obras em metal (1450-1900) no Victoria and Albert Museum. Londres. Estudou português e espanhol em Oxford e em 2003 integrou o V&A Museum como membro da equipa responsável pelo novo conceito expositivo das galerias de Idade Média e Renascimento (inauguradas em 2009). As suas publicações incluem Medieval and Renaissance Art: People and Possessions (2009; com Glyn Davies) e Alfonso X of Castile-León: Royal Patronage, Self-Promotion and Manuscripts in Thirteenth-century Spain (2019).
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Linda Komaroff
Curadora e diretora do departamento de Arte do Médio Oriente do Los Angeles County Museum of Art. Doutorada em História da Arte Islâmica, com um minor em Árabe pelo Institute of Fine Arts da Universidade de Nova Iorque. Em 1995 integrou o LACMA e desde então ajudou a duplicar o número de obras da coleção de arte islâmica. Foi curadora de várias exposições internacionais, sendo a mais recente Dining with the Sultan: The Fine Art of Feasting, a inaugurar em dezembro de 2023.
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Peter Fuhring
Estudou Biologia e História da Arte na Universidade de Leiden, tendo-se doutorado em 1994. Especialista em História do Ornamento e do Design, organizou Conceber as Artes Decorativas: Desenhos Franceses do Século XVIII (2005-2006) no Museu Gulbenkian. Entre 2005 e 2022 trabalhou para a Fondation Custodia, em Paris, sendo responsável pelas marcas das coleções de desenho e gravura de Frits Lugt. O seu catálogo A Ourivesaria Francesa da Coleção Calouste Gulbenkian foi publicado no início de 2023.
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Rose Kerr
Referência mundial da arte da Ásia Oriental, em particular da cerâmica. Trabalhou como conservadora no Departamento do Extremo Oriente do Victoria and Albert Museum e foi presidente da Oriental Ceramic Society. Autora e colaboradora em 26 livros sobre arte asiática, escreve também regularmente para revistas e jornais. Kerr estudou chinês na universidade e passou um ano na China durante a Revolução Cultural. É cidadã honorária de Jingdezhen, a «capital da porcelana» da China, desde 2015.
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Sara van Dijk
Curadora de têxteis no Rijksmuseum. Atualmente desenvolve uma exposição sobre a cultura doméstica e a vida quotidiana na República dos Países Baixos do século XVII. A sua investigação centra-se nas toalhas de mesa dos Países Baixos do início da Idade Moderna, desde a sua iconografia e uso até à sua representação na pintura. Trabalha também os trajes e têxteis renascentistas. Doutorou-se em 2015 com a tese «Beauty adorns virtue». Dress in Portraits of Women by Leonardo da Vinci.
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Vera Mariz
Doutorada em História da Arte, é investigadora no ARTIS – Instituto de História da Arte, Universidade de Lisboa. Atualmente desenvolve o projeto Mapping the Azulejo Market in Portugal: History, Networks, Circulation and Patterns, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Anteriormente realizou um pós-doutoramento sobre o Mercado de Arte em Portugal (1833-1945). Tem atuado como consultora para o Museu Calouste Gulbenkian para o estudo do colecionador e da história da coleção.
Programa
09:30 / Registo e boas-vindas
10:00 / Abertura
Parte I. A Mesa Local no Mundo Global
Parte II. Circulação de Alimentos e Pessoas
Parte III. Refeições e Espaço: a Sala de Jantar
Ficha técnica
Organização
Jessica Hallett – Coordenadora de Investigação, Museu Calouste Gulbenkian
André Afonso – Conservador de Ourivesaria, Museu Calouste Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.