O Livro: Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França, Séculos XIX-XX

Feira do Livro de Frankfurt

Exposição itinerante sobre o livro enquanto objeto de arte, organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian e pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris. A mostra deu a conhecer uma faceta menos conhecida do colecionador Calouste Gulbenkian, que, além de ter reunido pinturas, esculturas, cerâmicas, etc., era também um «bibliófilo apaixonado».
Travelling exhibition on books as art objects organised by the Calouste Gulbenkian Museum and the Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris. The show revealed a lesser-known side of the collector Calouste Gulbenkian, who was a “passionate bibliophile”, as well as collecting paintings, sculptures and ceramics, etc.

Exposição itinerante sobre o livro enquanto objeto de arte, organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian (MCG) e pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian (CCCG), delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, que apresentou a faceta de bibliófilo do colecionador e empresário arménio, menos conhecida do grande público.

Intitulada «O Livro: Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França, Séculos XIX-XX», a mostra foi composta por um total de 70 obras, destacando «edições especiais revestidas de encadernações executadas pelos mais prestigiados artesãos do tempo – Cretté, Charles Meunier, Marius Michel, F. L. Schmied –, e ilustradas por desenhos e gravuras originais produzidos por artistas como Degas, Renoir, Lami, Lepère, Schwabe, entre muitos outros» (Memória descritiva de Manuela Fidalgo, 24 set. 1996, Arquivos Gulbenkian, MCG 03045). Contemplou uma panóplia de diferentes estilos de encadernação e ilustração (inclusive de exemplares geralmente guardados nas reservas do Museu devido à sua extrema fragilidade), que testemunharam «a evolução da arte do livro francês entre o início do Século XIX e os anos 30 do nosso século» («Le livre objet d’art: exposição em Paris», Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, mai. 1997, p. 8).

Segundo a conservadora do MCG e comissária da exposição Manuela Fidalgo, numa entrevista citada por Beja Santos no Jornal de Notícias, esta iniciativa inspirou-se na importância atribuída pelo próprio Calouste Gulbenkian aos livros franceses, reiterada, por exemplo, através de uma carta enviada a um negociante de arte em dezembro de 1932, em que escreve: «Como sabe, interesso-me profundamente por livros franceses […] tanto no que se refere à encadernação como à ilustração.» (Santos, Jornal de Notícias, 31 out. 1998)

Conhecido por possuir uma extensa coleção de pintura, escultura, cerâmica, numismática e ourivesaria, Calouste Gulbenkian distinguiu-se aqui também como um «bibliófilo apaixonado», um lado do colecionador ainda pouco conhecido do público português e estrangeiro. Entre 1899 e 1951, Gulbenkian colecionou um notável conjunto de obras bibliográficas do século XII ao século XX, manuscritas e impressas (O Livro: Objecto de Arte…, 1997). O critério para adquirir estes objetos de arte permanecia o mesmo que em relação a todas as outras peças da sua coleção: «antes de mais teriam de ser detentoras de uma qualidade excepcional» (Aldeia, PGA Magazine, nov./dez. 1998). O projeto de Manuela Fidalgo pretendia, desde o início, apresentar os livros franceses do século XIX e XX, «conjunto menos conhecido internacionalmente». Num primeiro momento, houve a intenção de contemplar um conjunto de cerca de 100 livros, que seriam «expostos nas vitrinas que, ao tempo de Calouste Gulbenkian, faziam parte do mobiliário da Av. d’Iéna […], devidamente adaptadas (iluminação, suporte das obras, etc.)» (Memória descritiva de Manuela Fidalgo, 24 set. 1996, Arquivos Gulbenkian, MCG 03045).

A seleção de livros foi primeiramente apresentada no CCCG, justamente na residência da Avenue d’Iéna, onde estava sediada, à data, a delegação da FCG em Paris. Na capital francesa, a mostra ficou patente ao público entre 13 de março e 29 de maio de 1997. De Paris, viajou até Baiona, onde esteve presente no Musée Léon Bonnat, de 4 de julho a 28 de setembro de 1997, a pedido desta instituição, ao qual se acedeu por se tratar de «um dos [museus] mais prestigiosos de França […], com uma magnífica colecção de pinturas, bronzes, medalhas, terracotas e desenhos de Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci e Dürer, entre outros» (Ofício de Maria Manuela Ruivo a Luís Guimarães Lobato, 29 jan. 1997, Arquivos Gulbenkian, MCG 03046).

Após ter recebido o contacto de Vasco Graça Moura, então diretor do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura (SBAL) da FCG, Manuela Fidalgo aceitou integrar a mostra na ação cultural desenvolvida pela Fundação no âmbito da Feira do Livro de Frankfurt de 1997, edição que teve como temas centrais Portugal e a literatura portuguesa. A exposição foi então recebida na Deutsche Bibliothek entre outubro e dezembro de 1997.

Esta ação cultural da FCG em Frankfurt – coordenada por Graça Moura e pelo diretor do Serviço Internacional da FCG, João Pedro Garcia – incluiu numerosos eventos, entre eles um concerto da Orquestra Gulbenkian, com direção do maestro Muhai Tang, e conferências proferidas, entre outros oradores, pelo presidente da FCG, António de Arruda Ferrer Correia, por António Coutinho, sobre o Instituto Gulbenkian de Ciência, e por Rosa Figueiredo, que dissertou acerca do MCG.

A participação portuguesa desenvolveu-se em dois planos: por um lado, com um stand projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, e que integrou o espaço de exposição reservado a Portugal; por outro, com uma programação diversificada, que incluía atividades realizadas antes e durante a 49.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt. Segundo o jornal Expresso, o espaço concebido pelo arquiteto português foi um «dos mais extensos da área portuguesa» tendo sido «reutilizado em 1998 no Salon du Livre de Paris». O mesmo stand destacou-se pela presença da pintura O Retrato de Pessoa (1964), de Almada Negreiros, que captava rapidamente a atenção dos visitantes (F.B., Expresso, 20 set. 1997).

Após ter estado patente em Paris, Baiona e Frankfurt, a exposição foi apresentada no MCG entre 1 de outubro de 1998 e 3 de janeiro de 1999.

Para a realização de «O Livro: Objecto de Arte» em Lisboa, foi aproveitada a estrutura utilizada na mostra «Arte Islâmica e Mecenato. Tesouros do Kuwait», integrando-se no espaço expositivo as vitrinas construídas por Mariano Piçarra para a apresentação da exposição em França. Em Lisboa, Manuela Fidalgo promoveu a organização de um conjunto de atividades associadas (Memória descritiva, 28 fev. 1998, Arquivos Gulbenkian, MCG 03048).

Além de complementada por uma sessão de audiovisuais – na qual foram apresentados três filmes sobre a arte do livro e o livro de arte – a exposição partilhou tópicos com outra mostra mais pequena, denominada «A Encadernação Passo a Passo», que, organizada pelo MCG, com a fundamental colaboração do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa, apresentou ao público o processo de fabrico do livro através de dois tipos de encadernação utilizados nas obras pertencentes à Coleção Gulbenkian: a encadernação à francesa, ou carton enfilé, e a encadernação à la Bradel, ou capa solta.

O MCG acolheu ainda um ciclo de conferências entre 18 de novembro de 1998 e 6 de janeiro de 1999, com palestras de Pedro de Azevedo, especialista na área dos livros antigos e da encadernação; Artur Anselmo, presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura entre 1991 e 1992; Vasco Graça Moura, diretor do SBAL da FCG; e José Afonso Furtado, diretor da Biblioteca de Arte da FCG, tendo este último dissertado sobre «o livro impresso e a edição electrónica» (O Livro. Objecto de Arte [folheto], 1998).

A exposição «O Livro. Objecto de Arte...» foi amplamente divulgada (através de folhetos, convites e outros materiais), tendo sido publicado um catálogo editado pelo CCCG, em português e francês, que apresenta textos da autoria de Antoine Coron, diretor da Reserva de Livros Raros da Biblioteca Nacional de Paris, de Maria de Lourdes Belchior, diretora do CCCG, e de Maria Teresa Gomes Ferreira, diretora do MCG.

A mostra de Paris contou com a presença de imensos curiosos sobre este conjunto de livros (todos franceses ou em versão francesa) da coleção do Fundador, mas também de apreciadores da ilustração e da encadernação de arte.

Em Lisboa, a exposição recebeu um total de 7606 visitantes entre outubro e dezembro de 1998.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Fromont jeune et Risler aîné, moeurs parisiennes

Alphonse Daudet (1840-1897)

Fromont jeune et Risler aîné, moeurs parisiennes, 1921 / Inv. LM56A

Fromont jeune et Risler aîné, moeurs parisiennes

Alphonse Daudet (1840-1897)

Fromont jeune et Risler aîné, moeurs parisiennes, 1921 / Inv. LM56B

Oeuvres: Tartarin de Tarascon; La défense de Tarascon

Alphonse Daudet (1840-1897)

Oeuvres: Tartarin de Tarascon; La défense de Tarascon, 1886 / Inv. LM57

Histoire et cronicque du petit Jehan de Saintré et de la Jeune Dame des belles cousines, sans aultre nom nommer. *

Antoine de la Salle (1398- ?)

Histoire et cronicque du petit Jehan de Saintré et de la Jeune Dame des belles cousines, sans aultre nom nommer. *, 1834 / Inv. LM309

Le conte de l' Archer

Armand Silvestre (1837-1901)

Le conte de l' Archer, 1883 / Inv. LM256

Oeuvre de A. Lepère. Album renfermant 114 planches dont 81 eaux-fortes et 33 gravures sur bois.

Auguste-Louis Lepère (1849-1918)

Oeuvre de A. Lepère. Album renfermant 114 planches dont 81 eaux-fortes et 33 gravures sur bois., [1896] / Inv. LM138

Adolphe, anecdote trouvée dans les papiers d'un inconnu.

Benjamin Constant de Rebecque (1767-1830)

Adolphe, anecdote trouvée dans les papiers d'un inconnu., 1816 / Inv. LM49A

Louis Legrand - peintre et graveur

Camille Faust Mauclair (1872-1945)

Louis Legrand - peintre et graveur, Séc. XIX-XX / Inv. LM403

L'Évangile de l'enfance de notre Seigneur  Jésus Christ selon Saint Pierre

Catulle Mendès (1841-1909)

L'Évangile de l'enfance de notre Seigneur Jésus Christ selon Saint Pierre, s.d. [1894] / Inv. LM64

Farinet ou La Fausse Monnaie. Roman valaisan.

Charles Ferdinand Ramuz (1878-1947)

Farinet ou La Fausse Monnaie. Roman valaisan., 1932 / Inv. LM457

Le dernier chapitre de mon roman

Charles Nodier (1780-1844)

Le dernier chapitre de mon roman, Séc. XIX - XX / Inv. LM199

Clèment-Janin: Le livre d'artiste

Clément-Janin (Séc. XIX-XX)

Clèment-Janin: Le livre d'artiste, 1904 / Inv. LM49B

Les climats

Comtesse de Noailles

Les climats, Séc. XX / Inv. LM365

L'Effort. La Madone, L'Antéchrist, L'Immortalité, La Fin du Monde.

Edmond Haraucourt (1856-1941)

L'Effort. La Madone, L'Antéchrist, L'Immortalité, La Fin du Monde., Séc. XIX / Inv. LM112

La princesse lointaine. Pièce en quatre actes en vers.

Edmond Rostand (1868 - 1918)

La princesse lointaine. Pièce en quatre actes en vers., 1895 / Inv. LM245

Le Cantique des Cantiques

Ernest Renan

Le Cantique des Cantiques, 1925 / Inv. LM435

Oeuvres choisies  de Parny

Evariste Désiré de Forges Parny (1753-1814)

Oeuvres choisies de Parny, Séc. XIX / Inv. LM314

Le passant. Comédie en un acte en vers.

François Coppée (1842-1908)

Le passant. Comédie en un acte en vers., 1869 / Inv. LM383

Peau-Brune [De Saint-Nazaire à La Ciotat, Journal de Bord]

François-Louis Schmied (1873-1941)

Peau-Brune [De Saint-Nazaire à La Ciotat, Journal de Bord], 1931 / Inv. LM389A/B

Un début au marais

Fusillot

Un début au marais, 1892 / Inv. LM83

La Mare au Diable

George Sand (1804-1876)

La Mare au Diable, 1889 / Inv. LM251

À rebours

Georges Charles Huysmans (1848-1907)

À rebours, 1884 / Inv. LM128

La cathédrale

Georges Charles Huysmans (1848-1907)

La cathédrale, Séc. XX / Inv. LM125

Paris dansant

Georges Montorgueil (1857-1933)

Paris dansant, Séc. XIX - XX / Inv. LM187

Par les champs et par les grèves

Gustave Flaubert (1821-1880)

Par les champs et par les grèves, 1885 / Inv. LM74

Deux contes - Le vieux - La ficelle

Guy de Maupassant (1850-1893)

Deux contes - Le vieux - La ficelle, Séc. XIX / Inv. LM171

La Maison Tellier

Guy de Maupassant (1850-1893)

La Maison Tellier, 1892 / Inv. LM173

La Maison Tellier

Guy de Maupassant (1850-1893)

La Maison Tellier, 1881 / Inv. LM172

Histoires et aventures.

Hans Christian Andersen (1805-1875)

Histoires et aventures., 1909 / Inv. LM2

Aspasie, Cléopatre, Théodora

Henry Houssaye (1848-1911)

Aspasie, Cléopatre, Théodora, 1899 / Inv. LM393

Hésiode. Hymnes orphiques. Théocrite, Bion, Moskhos, Thyrtée. Odes anacréontiques. Traduction nouvelle de Leconte de Lisle

Hesíodo (n. séc. VIII a.C.)

Hésiode. Hymnes orphiques. Théocrite, Bion, Moskhos, Thyrtée. Odes anacréontiques. Traduction nouvelle de Leconte de Lisle, Séc. XIX / Inv. LM117

Hésiode. La théogonie, Le bouclier de Héraklès, Les traveaux et les jours. Traduction de Leconte de Lisle

Hesíodo (n. séc. VIII a.C.)

Hésiode. La théogonie, Le bouclier de Héraklès, Les traveaux et les jours. Traduction de Leconte de Lisle, [1869] / Inv. LM118

Les chouans

Honoré de Balzac (1799-1850)

Les chouans, 1889 / Inv. LM9

Les paysans : Scènes de la vie de campagne

Honoré de Balzac (1799-1850)

Les paysans : Scènes de la vie de campagne, 1911 / Inv. LM20

Physiologie du mariage, ou Méditations de philosophie éclectique sur le bonheur et le malheur conjugal, publiées par un célibataire

Honoré de Balzac (1799-1850)

Physiologie du mariage, ou Méditations de philosophie éclectique sur le bonheur et le malheur conjugal, publiées par un célibataire, Séc. XIX - XX / Inv. LM18

Histoire de la Princesse Boudour. Conte des mille nuits et une nuit. Traduit par le Dr. J. C. Mardrus.

J. C. Mardrus

Histoire de la Princesse Boudour. Conte des mille nuits et une nuit. Traduit par le Dr. J. C. Mardrus., Inv. LM411

La légende dorée

Jacques de Voragine (1228/1230-1298)

La légende dorée, Séc. XIII / Inv. LM293

Suzanne et le Pacifique

Jean Giraudoux (1882-1944)

Suzanne et le Pacifique, 1921 / Inv. LM95

La mandragore

Jean Lorrain (1855-1906)

La mandragore, 1899 / Inv. LM364

Oeuvres complètes de J. Racine.

Jean Racine (1639-1699)

Oeuvres complètes de J. Racine., Séc. XIX / Inv. LM315

La chanson des gueux (T.I); Dernières chansons de mon premier livre (T. II)

Jean Richepin (1849-1926)

La chanson des gueux (T.I); Dernières chansons de mon premier livre (T. II), 1876 / Inv. LM239A/B

Les trophées

José Maria de Heredia (1842-1905)

Les trophées, Séc. XX / Inv. LM113

Les trophées

José Maria de Heredia (1842-1905)

Les trophées, 1907 / Inv. LM442

Foires et marchés normands. Notes et fantaisies.

Joseph L'Hopital

Foires et marchés normands. Notes et fantaisies., Séc.XIX-XX / Inv. LM139

Histoires naturelles.

Jules Renard (1864-1910)

Histoires naturelles., 1896 / Inv. LM433

Poésies des XVe et XVIe siècles, publiées d'après des éditions gothiques et des manuscrits

Levasseur (séc. XIX-XX)

Poésies des XVe et XVIe siècles, publiées d'après des éditions gothiques et des manuscrits, 1830-1832 / Inv. LM222

Poésies choisies

Louis Gresset (1709-1777)

Poésies choisies, [1802] / Inv. LM428

Relation d'un voyage à Bruxelles et à Coblenz, 1791

Louis XVIII

Relation d'un voyage à Bruxelles et à Coblenz, 1791, 1791 / Inv. LM311

Cours de danse fin de siècle

Louis-Auguste-Mathieu Legrand (1863-1951)

Cours de danse fin de siècle, Séc. XIX / Inv. LM134

Cours de danse fin de siècle

Louis-Auguste-Mathieu Legrand (1863-1951)

Cours de danse fin de siècle, Séc. XIX / Inv. LM388

Faune parisienne

Louis-Auguste-Mathieu Legrand (1863-1951)

Faune parisienne, 1906 / Inv. LM227

Lettre d'un relieur français à un bibliographe anglais

Mathurin-Marie Lesné (1777-1841)

Lettre d'un relieur français à un bibliographe anglais, Inv. LM310

Rémi des Rauches

Maurice Genevoix (1890-?)

Rémi des Rauches, 1926 / Inv. LM382

Vingt masques

Maurice Vaucair

Vingt masques, s.d. (1895) / Inv. LM278

Fêtes Galantes

Paul Verlaine (1844-1896)

Fêtes Galantes, 1869 / Inv. LM426

Sagesse

Paul Verlaine (1844-1896)

Sagesse, Séc. XIX-XX / Inv. LM281

La troisième jeunesse de Madame Prune

Pierre Loti (1850-1923)

La troisième jeunesse de Madame Prune, 1926 / Inv. LM438A/B

Aphrodite, moeurs antiques

Pierre Louÿs (1870-1925)

Aphrodite, moeurs antiques, Inv. LM146

Contes antiques

Pierre Louÿs (1870-1925)

Contes antiques, 1929 / Inv. LM410

La femme et le pantin

Pierre Louÿs (1870-1925)

La femme et le pantin, 1898 / Inv. LM412

Les Chansons de Bilitis

Pierre Louÿs (1870-1925)

Les Chansons de Bilitis, 1906 / Inv. LM149

Les Chansons de Bilitis

Pierre Louÿs (1870-1925)

Les Chansons de Bilitis, Inv. LM421

L' offrande lyrique

Rabindranath Tagore (1861-1941)

L' offrande lyrique, Inv. LM380

Le Livre de la jungle. Traduit de l'Anglais par L. Fabulet et R. d' Humières

Rudyard Kipling ( 1865 - 1936)

Le Livre de la jungle. Traduit de l'Anglais par L. Fabulet et R. d' Humières, 1894 e 1895 / Inv. LM381

Paradis terrestres

Sidonie Gabrielle Colette (1873-1945)

Paradis terrestres, Séc. XX / Inv. LM437

Les idylles.

Théocrite (c.315 - c.250 a. C.

Les idylles., 1911 / Inv. LM443

Le Zodiaque ou Les étoiles sur Paris

Tristan Derème (1889-1941)

Le Zodiaque ou Les étoiles sur Paris, Séc. XX / Inv. LM387

Suite aux lettres vendéennes ou Relation du voyage de S. A. R. Madame, Duchesse de Berry, en 1828.

Vicomte Walsh

Suite aux lettres vendéennes ou Relation du voyage de S. A. R. Madame, Duchesse de Berry, en 1828., Séc. XIX / Inv. LM414

Le chariot de terre cuite, d'après la pièce du théatre indian attribué au Roi Soudraka

Victor Barrucand

Le chariot de terre cuite, d'après la pièce du théatre indian attribué au Roi Soudraka, 1895 / Inv. LM419

Cinq poèmes

Victor Hugo (1802 - 1885)

Cinq poèmes, Séc. XIX / Inv. LM123

Les églogues

Virgile (c.70 - 19 a.C.)

Les églogues, Inv. LM288

Les églogues

Virgile (c.70 - 19 a.C.)

Les églogues, Inv. LM444


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

O Livro: Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França, Séculos XIX-XX

18 nov 1998 – 6 jan 1999
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[O Livro: Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França, Séculos XIX – XX]

nov 1998 – dez 1998
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Exibição audiovisual

[O Livro: Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França, Séculos XIX-XX]

out 1998 – 30 jan 1999
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Ciclo de conferências 1988-1999 «O Livro. Objecto de Arte. Colecção Calouste Gulbenkian. França. Séculos XIX-XX»
Manuela Fidalgo (à esq.), Maria Teresa Gomes Ferreira (à dir.)
Manuela Fidalgo (à dir.)
Manuela Fidalgo e Maria Teresa Gomes Ferreira (à esq.)
José Blanco (à esq.)
João Castel-Branco Pereira (ao centro) e Manuela Fidalgo (à dir.)
José Blanco (à esq.), Manuela Fidalgo (ao centro) e João Castel-Branco Pereira (à dir.)
José Blanco, João Castel-Branco Pereira (à esq.) e Manuela Fidalgo (à dir.)
Manuela Fidalgo, João Castel-Branco Pereira (ao centro) e Maria Rosa Figueiredo (à esq. atrás)
José Blanco (ao centro) e Maria Teresa Gomes Ferreira (à dir.)
Manuela Fidalgo (à esq.)
Manuela Fidalgo (ao centro)
Manuela Fidalgo e Maria Teresa Gomes Ferreira (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03183

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recortes de imprensa, programa e atividades da fundação com menção à exposição. 1998 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03048

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamento para a montagem da exposição, atividades de animação cultural e venda de catálogos, notas de serviço relativas à organização da exposição, correspondência sobre as edições (catálogo, convites, cartaz e desdobrável), convite para a exposição, documentação sobre as várias atividades culturais, organização de conferências, material de divulgação, recortes de imprensa e faturas pagas. 1998 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03191

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações sobre as itinerâncias da exposição no Centro Cultural de Paris, no Musée Bonnat, em Baiona, e na Deutsche Biblioteck, no âmbito da Feira do Livro de Frankfurt. 1998 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03045

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamento para a montagem da exposição, correspondência sobre o catálogo, convite, cartaz, desdobrável, documentação sobre o programa de conferências, número de visitantes, recortes de imprensa e faturas pagas. 1995 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03046

Pasta com documentação referente à produção da exposição no Museu Bonnat, em Bayonne. Contém correspondência entre as várias instituições, convite para a inauguração, relatório, recortes de imprensa e faturas. 1997 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03047

Pasta com documentação referente à produção da exposição na Deutsche Bibliothek, no âmbito da Feira do Livro de Frankfurt. Contém proposta para a apresentação da exposição na feira, documentação sobre montagem e catálogo, informações sobre as iniciativas culturais levadas a cabo pela FCG, material de divulgação, convite da FCG para eventos da sua iniciativa na feira do livro, recortes de imprensa e faturas pagas. 1997 – 1998


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.