Chefs-d'œuvre du Musée Gulbenkian de Lisbonne. Meubles et Objets Royaux du XVIIIe Siècle Français

Mostra Internacional da Coleção Gulbenkian

Exposição organizada em parceria pelo Palácio de Versalhes e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Apresentou um leque de objetos ligados às artes decorativas francesas do século XVIII e uma seleção de livros raros. Alguns deles tiveram a particularidade de regressar a Versalhes, o seu local de origem.
Exhibition organised in a partnership between the Palace of Versailles and the Calouste Gulbenkian Foundation. The show featured a range of items related to eighteenth-century French decorative arts as well as a selection of rare books. Interestingly, some of these items would return to Versailles, their place of origin.

Exposição de artes decorativas francesas do século XVIII, organizada em parceria pelo Palácio de Versalhes e pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), contando com o apoio da Société des Amis de Versailles e da Réunion des Musées Nationaux.

Com esta iniciativa o Museu Calouste Gulbenkian pretendeu dar a conhecer no espaço internacional a extensa coleção de Calouste Sarkis Gulbenkian, rentabilizando assim o período em que o Museu esteve encerrado – de 3 de outubro de 1999 a 20 de julho de 2001 – para levar a cabo as primeiras obras de beneficiação. Trinta anos volvidos após a sua inauguração, ocorrida em 1969, o projeto de remodelação ficaria a cargo do arquiteto belga Paul Vandebotermet, que contou com a colaboração do designer Jorge Pacheco e do arquiteto José Sommer Ribeiro, na qualidade de consultor.

Patente no Palácio de Versalhes, «Chefs-d'œuvre du Musée Gulbenkian. Meubles et Objects Royaux du XVIIIe Siècle Français» foi a terceira e última exposição a realizar-se no âmbito desta iniciativa. Anteriormente, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, acolhera a exposição «"Only the Best". Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, que reuniu 80 obras-primas da coleção do empresário de origem arménia; no ano seguinte, em 2000, uma parceria entre a FCG e a Fundación Banco Santander Central Hispano levaria às instalações desta última, em Madrid, a mostra «Un Jardín Encantado. Arte Islámico en la Colección Calouste Gulbenkian», um impressionante conjunto de peças do núcleo de arte islâmica da Coleção Gulbenkian.

A exposição no Palácio de Versalhes deu a conhecer um leque de objetos ligados às artes decorativas francesas e uma seleção de livros raros, nomeadamente «o manuscrito dedicado a Ana da Áustria, in-fólio que pertenceu a Madame Victoire, filha de Luís XV, [que] descreve as festas organizadas em honra do casamento do Delfim, em 1745» e que evocou igualmente a arte da encadernação (Comunicado de imprensa, 2000, Arquivos Gulbenkian, MCG 03055).

Ao conjunto excecional de objetos de mobiliário adquiridos por Calouste Gulbenkian para mobilar a sua própria casa, na Avenue d'léna, em Paris – atual Centre Culturel Calouste Gulbenkian, sede da Fundação em França –, juntavam-se ainda algumas peças de ourivesaria, como o abafador de prata executado pelo mestre Antoine-Sébastien Durand (1712-1787), «que testemunha a extravagância rocaille da sua decoração à la matelote» (Ibid.).

Saliente-se que entre as 28 obras-primas em exibição se encontravam peças que haviam sido expressamente executadas para Versalhes, sob encomenda régia. Este facto acentua o caráter de excecionalidade desta cedência, uma vez que a maioria destas peças, após a morte do colecionador, havia sido objeto de disputa e de retenção por parte do governo francês, e a sua transferência para Portugal só se concretizaria «após aturadas diligências levadas a cabo pela Fundação junto do governo francês da época e em que tomou parte o próprio General De Gaulle, além de André Malraux, então ministro da Cultura» («Obras da Gulbenkian em Versailles», Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 29, set. 2000, p. 7).

Estas peças protagonizavam assim um «regresso a casa», decorridos mais de duzentos anos de ausência. Um dos exemplos foi a secretária de cilindro da autoria de Jean-Henri Riesener (1734-1806), «encomendada pelo Guarda-Móveis da Coroa para os apartamentos da condessa da Provença, cunhada de Luís XVI» (Ibid.). Assim, para enquadrar a seleção de peças, o Palácio de Versalhes optou por instalar as peças nos «apartamentos que, nos últimos anos do reinado de Luís XIV, foram utilizados por Madame de Maintenon» (Ibid.).

Calouste Gulbenkian permanece conhecido por ter sido um colecionador de extrema exigência, que apenas admitia as melhores peças na sua coleção, como esta mostra deixou patente ao reunir objetos dos mais conceituados ebanistas e marceneiros do século XVIII, e entre os quais se contam, além do já referido Jean-Henri Riesener, Jean-François Oeben (1721-1763) e Jean-Nicholas Blanchard (1730-1787), criadores de peças de mobiliário descritas como «"um momento de perfeição" nas artes decorativas francesas» (Comunicado de imprensa, 2000, Arquivos Gulbenkian, MCG 03055).

Em resposta a uma solicitação expressamente feita por Versalhes, a exposição integrou ainda duas pinturas da Coleção Gulbenkian: Retrato de Monsieur e Madame Thomas Germain, de Nicolas de Largillierre (1656-1746), e Retrato de Madame du Barry e do Pajem Zamore, de Jean-Baptiste Gautier Dagoty (1740-1786).

Esta exposição serviu, simultaneamente, para homenagear a figura de Pierre Verlet, conservador-chefe do Musée du Louvre, que dedicou grande parte da sua vida «à pesquisa, análise e identificação de objectos, nomeadamente de artes decorativas, realizadas para a Família Real e para a Corte de França, na sua maioria dispersos após a Revolução» («O poder da memória de Versalhes», O Dia, 28 dez. 2000). Grande «impulsionador» dos trabalhos de restauro dos palácios reais franceses, Pierre Verlet chegou a prestar consultoria à Fundação Calouste Gulbenkian, na identificação de exemplares das artes decorativas francesas, aquando da programação do Museu Gulbenkian.

Antes do dia da inauguração da mostra – mais precisamente a 7 de novembro de 2000 – foi realizada uma conferência de imprensa, no Centre Culturel Portugais, em Paris, contando com a participação do diretor do Palácio de Versalhes, Pierre Arizzoli-Clémentel, e do diretor do Museu Calouste Gulbenkian, João Castel-Branco Pereira.

O catálogo da exposição, publicado em parceria pelas duas instituições organizadoras, apresenta a reprodução fotográfica das obras expostas e textos da autoria das conservadoras do Museu Calouste Gulbenkian, Isabel Pereira Coutinho, Manuela Fidalgo e Luísa Sampaio.

No âmbito da inauguração da exposição, o visconde de Rohan e presidente da Société des Amis de Versailles, decidiu abrir um dos salões do palácio para receber, num jantar restrito, um conjunto de personalidades, entre as quais se contavam a princesa Isabel de Liechtenstein, a duquesa de Orléans e os condes de la Bouillerie. Do lado português, estiveram presentes o embaixador de Portugal em Paris, Leonardo Mathias, o administrador da FCG, José Blanco, e o diretor do Museu Calouste Gulbenkian, João Castel-Branco Pereira.

A inauguração da exposição, a 7 de novembro de 2000, contou com a presença de numerosos convidados, destacando-se a presença de vários colecionadores, antiquários, diretores de museus franceses e outras personalidades ligadas ao mundo das artes.

Joana Atalaia, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Héroïdes ou Lettres en vers. Nouvelle édition, revue, corrigée, augmentée & ornée de gravures

Adrien-Michel-Hyacinthe Blin de Sainmore (1733 - 1807)

Héroïdes ou Lettres en vers. Nouvelle édition, revue, corrigée, augmentée & ornée de gravures, 1767 / Inv. LA233

Antoine Sébastian Durand (maître 1740)

Inv. 2381

Formule de cérémonies et prières pour le Sacre de sa Majesté Louis XVI, qui se fera dans l'Église Métropolitaine de Reims, le Dimanche de la Trinité, 11 Juin 1775

Charles Emmanuel Patas (1744-1802)

Formule de cérémonies et prières pour le Sacre de sa Majesté Louis XVI, qui se fera dans l'Église Métropolitaine de Reims, le Dimanche de la Trinité, 11 Juin 1775, Séc. XVIII / Inv. LA53

Charles-Éloi Asselin (1743-1804)

Inv. 340

État abrégé de la Marine du Roy. Année 1769

Desconhecido

État abrégé de la Marine du Roy. Année 1769, Séc. XVIII / Inv. LA39

Etrennes mignones curieuses et utiles avec plusieurs augmentations & corrections pour l'année mil sept cent quatre-vingt-deux

Desconhecido

Etrennes mignones curieuses et utiles avec plusieurs augmentations & corrections pour l'année mil sept cent quatre-vingt-deux, 1782 / Inv. LA41

Exercice de pénitence, dédié à la Reine

Desconhecido

Exercice de pénitence, dédié à la Reine, Séc. XVII / Inv. LA42

Journal des pêches de son Altesse Sérénissime, Monseigneur le comte d'Eu, faites à Sçeaux depuis le mois de septembre de l'année 1767 jusqu'au premier janvier 1773. Avec une explication et un état des ecrevisses qui ont été apportées de différents endroits et mises dans les différents bassins des jardins de Sçeaux.

Desconhecido

Journal des pêches de son Altesse Sérénissime, Monseigneur le comte d'Eu, faites à Sçeaux depuis le mois de septembre de l'année 1767 jusqu'au premier janvier 1773. Avec une explication et un état des ecrevisses qui ont été apportées de différents endroits et mises dans les différents bassins des jardins de Sçeaux., Séc. XVIII / Inv. LA229

Retrato de Mme. Du Barry e do pajem Zamore

Desconhecido

Retrato de Mme. Du Barry e do pajem Zamore, Final do Séc. XVIII / Inv. 435

Georges Jacob (me. 1765)

Inv. 38

Jean-Baptiste Boulard (me. 1754)

Inv. 127

Fêtes publiques données par la Ville de Paris à l'occasion du Mariage de Monseigneur le Dauphin, les 23 et 26 février 1745.

Jean-François Blondel (1683-1756)

Fêtes publiques données par la Ville de Paris à l'occasion du Mariage de Monseigneur le Dauphin, les 23 et 26 février 1745., [1751] / Inv. LA48

Contes Moraux

Jean-François Marmontel (1723-1799)

Contes Moraux, 1765 / Inv. LA86A/C

Jean-François Oeben (me.1761)

Inv. 749

Jean-Henry Riesener (me. 1768)

1773 / Inv. 2082

Jean-Henry Riesener

1781 / Inv. 673

Jean-Henry Riesener

c. 1775-1780 / Inv. 226

Fables

Jean-Jacques Boisard (1744 - 1833)

Fables, 1773 / Inv. LA17

Jean-Nicolas Blanchard (me.1771)

Inv. 1452

Représentation des fêtes  données par la Ville de Strasbourg pour la convalescence du Roi, à l'arrivée et pendant le séjour de Sa Majesté en cette Ville. Inventé, dessiné et dirigé par J. M. Weiss, Graveur de la Ville de Strasbourg

Johann Martin Weiss (1711-1751)

Représentation des fêtes données par la Ville de Strasbourg pour la convalescence du Roi, à l'arrivée et pendant le séjour de Sa Majesté en cette Ville. Inventé, dessiné et dirigé par J. M. Weiss, Graveur de la Ville de Strasbourg, s. d. [1745] / Inv. LA203

Description de la Forêt de Compiègne, comme elle étoit en 1765; avec le guide de la forêt.

Louis-Auguste, futuro Luís XVI (1754-1793)

Description de la Forêt de Compiègne, comme elle étoit en 1765; avec le guide de la forêt., 1766 / Inv. LA32

Projets ou plutôt idées de fêtes à exécuter pour le prochain mariage de Monseigneur le Dauphin ou, si elles sont déjà déterminées, pour ceux de Monseigneur le comte d'Artois, dans le tems, ainsi que pour les naissances à venir de Monseigneur le duc de Bourgogne & autres princes, à espérer de leurs augustes alliances.

M... (Michel Chappotin de Saint Laurent) (Séc. XVIII)

Projets ou plutôt idées de fêtes à exécuter pour le prochain mariage de Monseigneur le Dauphin ou, si elles sont déjà déterminées, pour ceux de Monseigneur le comte d'Artois, dans le tems, ainsi que pour les naissances à venir de Monseigneur le duc de Bourgogne & autres princes, à espérer de leurs augustes alliances., 1770 / Inv. LA106

Martin Carlin (me.1766)

Inv. 2267

Retrato de Monsieur e Madame Thomas Germain

Nicolas de Largillierre (1656-1746)

Retrato de Monsieur e Madame Thomas Germain, Inv. 431

Le Sacre de Louis XV, Roy de France et de Navarre dans l'Église de Reims, Le Dimanche XXV Octobre MDCCXXII

Pierre Dulin (1669-1748)

Le Sacre de Louis XV, Roy de France et de Navarre dans l'Église de Reims, Le Dimanche XXV Octobre MDCCXXII, [1731] / Inv. LA115

Traité des Pierres Gravées

Pierre-Jean Mariette (1694-1774)

Traité des Pierres Gravées, 1750 / Inv. LA195A/B

Pierre-Phillipe Thomire

Inv. 18A/B


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência de imprensa. Pierre Arizzoli-Clémentel, Francisco Bettencourt e João Castel-Branco Pereira (da esq. para a dir.)
Jantar oferecido pelo Visconde de Rohan, presidente da Société des Amis de Versailles, no âmbito da exposição. Visconde de Rohan e Princesa Isabel de Liechtenstein
Jantar oferecido pelo Visconde de Rohan, presidente da Société des Amis de Versailles, no âmbito da exposição. João Castel-Branco Pereira e Amaury Lefébure
Jantar oferecido pelo Visconde de Rohan, presidente da Société des Amis de Versailles, no âmbito da exposição. Jacques Perot e Arnaud Polaillon
Jantar oferecido pelo Visconde de Rohan, presidente da Société des Amis de Versailles, no âmbito da exposição. João Castel-Branco Pereira e Sylvie Messinger
Jantar oferecido pelo Visconde de Rohan, presidente da Société des Amis de Versailles, no âmbito da exposição. Duquesa de Orléans e Jacques Perot
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. José Blanco, Emílio Rui Vilar e Hubert Astier (da esq. para a dir.)
Conferência de imprensa. Emílio Rui Vilar, Francisco Bettencourt e Hubert Astier (da esq. para a dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03203

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas ao empréstimo de obras para a exposição, recortes de imprensa, correspondência interna e externa, relações sobre o estado de conservação das peças selecionadas e cartas de agradecimento. 1999 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03055

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informações relativas ao empréstimo de obras para a exposição, recortes de imprensa, faturas e orçamentos, correspondência vária, material de divulgação, fotografias e textos para dossiê de imprensa. 2000 – 2001

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03054

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém propostas de divulgação da exposição, correspondência vária, valor de seguro das peças, documentação relativa à edição do catálogo e cartaz. 1998 – 2001


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.