Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII

50.º Aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição que reuniu 126 desenhos franceses do século XVIII, provenientes de diversas coleções privadas e públicas. A mostra procurou mostrar a importância do desenho na criação de objetos das mais diversas áreas de artes decorativas, hoje apreciadas em vários museus do mundo.
Exhibition of 126 French drawings from the 18th century belonging to several private and public collections. The show was centred on the important role that drawing plays in creating a huge range of decorative art pieces, many of which are valued items found in museums worldwide.

Exposição organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian (MCG), constituída por desenhos franceses do século XVIII provenientes de diversas coleções privadas e públicas. Contou com a coordenação executiva de Manuela Fidalgo, conservadora do Departamento de Documentos Gráficos da Coleção Gulbenkian.

«Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII» resultou de uma colaboração entre o MCG e várias instituições públicas francesas, como a Bibliothèque Nationale de France, o Musée des Arts Décoratifs, a Manufacture Nationale de Sèvres, entre outras. A iniciativa apresentou em Lisboa um conjunto inédito de 126 desenhos (alguns provenientes de coleções privadas), propondo-se «desvendar a história pouco conhecida do processo de criação dos requintados objectos que integravam e decoravam os ambientes quotidianos da corte e da nobreza da França de Setecentos» (Texto de divulgação, out. 2005, Arquivos Gulbenkian, MCG 03192).

Após ter sido contactado por João Castel-Branco, diretor do MCG, Peter Fuhring, historiador de arte e especialista em desenhos e gravuras franceses dos séculos XVI ao XVIII, aceitou a proposta de organizar o projeto da exposição que iria homenagear o apreço que Calouste Gulbenkian tinha pelas artes decorativas – um dos núcleos mais ricos da sua coleção, compreendendo nomeadamente peças de mobiliário, ourivesaria, bronzes, tecidos, tapeçarias, encadernações e porcelanas. A mostra pretendia igualmente evidenciar a «evolução histórica, artística e cultural que distingue o século XVIII francês» (Comunicado de imprensa, 2006, Arquivos Gulbenkian, MCG 03590).

Patente na Galeria de Exposições Temporárias do MCG entre 19 de outubro de 2005 e 15 de janeiro de 2006, a exposição propôs-se tornar acessível ao visitante o trabalho criativo por trás das peças finais, salientando o «papel primordial do desenho na concepção de décors e de objectos associados aos diferentes domínios nas artes decorativas e de ornamento» (Carta de João Castel-Branco Pereira para João Pinharanda, 5 dez. 2005, Arquivos Gulbenkian, MCG 03517).

Foi organizada cronologicamente, dividindo-se em três núcleos essenciais: o primeiro, datado de 1700 a 1730, introduzia a nova estética que substituiu o aparato associado ao reinado de Luís XIV em França; o segundo, datado de 1730 a 1760, centrou-se no apogeu do rococó enquanto estilo inspirado na natureza; a exposição encerrava com o núcleo dos anos de 1760 a 1795, que apresentou a reaproximação ao gosto clássico e a afirmação do neoclássico.

O projeto, concebido por Peter Fuhring, apostava em conseguir concentrar a mostra em um só século, apresentando «un choix homogène de dessins de l'École française, de la fin du règne de Louis XIV, la Régence, les règnes de Louis XV et de Louis XVI, jusqu'à la Révolution» (Memória descritiva, 21 ago. 2003, Arquivos Gulbenkian, MCG 03338).

Entre os vários artesãos representados, destacaram-se nomes como André-Charles Boulle (1642-1732), Gilles-Marie Oppenord (1672-1742), Jacques de Lajoue (1687-1761), Nicolas Pineau (1684-1754), François-Thomas Germain (1726-1791), entre outros mestres especializados nas diversas áreas das artes decorativas.

Um dos artistas representados na mostra foi tema da tese de doutoramento de Peter Fuhring, defendida na Universidade de Leiden em 1994. Fuhring dissertou sobre a atividade do decorador francês Juste-Aurèle Meissonnier (1695-1750), autor de uma das peças destacadas na mostra, um castiçal em bronze dourado, realizado para a rainha Maria Leszczynska em 1729. «É um exemplo precoce do estilo rococó. Está tudo em movimento. A partir da base triangular, Meissonnier unifica todos os elementos do castiçal-base, fuste e bocal – antes separados. Esta foi a sua grande invenção, integrar as várias partes do castiçal», explicou Peter Fuhring na conferência de imprensa e na visita guiada especialmente organizada para os jornalistas no dia 17 de outubro de 2005.

Além dos desenhos, o projeto expositivo (a cargo de Mariano Piçarra) integrou algumas peças de artes decorativas, para que o visitante conseguisse criar uma ligação com o corpo de trabalho, que ia desde a projeção da peça no papel até ao objeto final. Seriam selecionadas, para destaque, algumas obras de arte do acervo de artes decorativas de Calouste Gulbenkian.

Envoltas num ambiente escurecido, característico de exposições que apresentam obras em papel, destacaram-se trabalhos como um desenho de um armário realizado pelo famoso mestre ebanista francês André-Charles Boulle (1642-1732), responsável pela maioria da produção mobiliária para a corte de Luís XIV. Fuhring destacou esta peça pelo facto de o desenho apresentar várias soluções e pormenores manuscritos, oferecendo ao cliente a possibilidade de optar: «desde a escolha das madeiras preciosas (ébano e amaranto) até à opção para os marchetados (latão, estanho e tartaruga), passando pelos bronzes dourados» (Salema, Público, 17 dez. 2005).

O catálogo publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) contém a reprodução fotográfica da totalidade dos desenhos que estiveram patentes na mostra, bem como dos objetos criteriosamente selecionados para os acompanharem. A publicação compreende ainda as apresentações de Emílio Rui Vilar, presidente da FCG, e João Castel-Branco, diretor do MCG, e o ensaio de Peter Fuhring, que antecede a catalogação dos objetos, organizados de acordo com os três núcleos que estruturaram a mostra. Com este ensaio, o comissário pretendeu traçar um panorama do décor francês do século XVIII e apresentar uma síntese da evolução da decoração na sua dinâmica entre objetos e funções.

No artigo que assina no jornal Público, Isabel Salema assinala um aspeto importante das artes decorativas deste período: «[…] não podemos falar de um decorador, de um especialista em decoração de interiores. A noção de um único decorador que concebe todo o décor é estranha ao século XVIII.» (Salema, Público, 17 dez. 2005)

Com base na temática da exposição, o Museu Calouste Gulbenkian achou pertinente a organização de uma jornada que abordasse as várias dimensões do desenho: enquanto esboço e projeto de uma ideia, fonte de conhecimento e investigação e também como expressão artística. Assim, no dia 11 de janeiro de 2006, e dirigida ao público em geral, foi apresentada a «Jornada sobre o desenho», cujo discurso de abertura coube ao diretor do MCG, João Castel-Branco Pereira. Daí seguiu-se a breve conferência proferida pelo comissário científico da mostra, Peter Fuhring, sobre o tema «As múltiplas vidas do desenho», a qual constituiu o ponto de partida para um debate alargado, moderado pelo artista e professor da Faculdade de Belas-Artes do Porto Eduardo Batarda. O evento terminou com uma visita guiada, orientada por Peter Fuhring.

A exposição foi associada a uma outra mostra, esta inserida no âmbito da iniciativa «Uma Obra em Foco», cujo propósito era apresentar obras que, por razões de ordem diversa, se encontravam habitualmente guardadas nas reservas do museu. A pretexto desta iniciativa, oferecia-se ao visitante a oportunidade de conviver com um desenho e uma pintura da autoria do artista francês Antoine Watteau (1684-1721), enquadrado nas Galerias da Exposição Permanente do MCG, no núcleo correspondente ao período de 1700 a 1730.

Na véspera da inauguração da exposição, o dia 17 de outubro de 2005, foi realizada uma visita guiada apenas para jornalistas, orientada por João Castel-Branco Pereira e Peter Fuhring. A inauguração contou com a presença de Emílio Rui Vilar, Maria Rosa Figueiredo, Mariano Piçarra, entre outras personalidades.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

André-Charles Boulle (1642-1732)

Inv. 324A/B

Desconhecido

Inv. 124A

Desconhecido

Inv. 124B

Desconhecido

Inv. 124C

Desconhecido

Inv. 693

Par de castiçais para a rainha Maria Lesczinska

Desconhecido

Par de castiçais para a rainha Maria Lesczinska, Inv. 332A/B

J. N. Roettiers (maître 1765)

c.1772-1773 / Inv. 1075A/B

Jean-Simon Huguet (maître 1752)

1789 e mais tardio / Inv. 1106

Le Sacre de Louis XV, Roy de France et de Navarre dans l'Église de Reims, Le Dimanche XXV Octobre MDCCXXII

Pierre Dulin (1669-1748)

Le Sacre de Louis XV, Roy de France et de Navarre dans l'Église de Reims, Le Dimanche XXV Octobre MDCCXXII, [1731] / Inv. LA115

Robert-Joseph Auguste (maître 1757)

Inv. 2315A/B


Eventos Paralelos

Colóquio

O Universo do Desenho. Forma e Função. Jornada sobre o Desenho

11 jan 2006
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Zona de Congressos
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência de imprensa. Peter Fuhring (atrás, à esq.) e João Castel-Branco Pereira (à dir.)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (atrás, à esq.) e João Castel-Branco Pereira (à dir.)
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (à frente, à esq.)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (atrás, ao centro)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (atrás, ao centro)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (atrás, ao centro)
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (atrás, ao centro)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (à frente, ao centro)
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. Peter Fuhring
Conferência de imprensa. Peter Fuhring
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (ao centro)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (ao centro)
Conferência de imprensa. Peter Fuhring (ao centro)
Peter Fuhring (atrás, ao centro)
Peter Fuhring (atrás, à esq.) e João Castel-Branco Pereira (à dir.)
João Castel-Branco Pereira (à dir.)
João Castel-Branco Pereira (à dir.)
Maria Queiroz Ribeiro (dir.)
Peter Fuhring (à dir.)
Maria Rosa Figueiredo (ao centro)
Peter Fuhring (à esq.) e João Castel-Branco Pereira (à dir.)
Peter Fuhring (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03192

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém dossiê de imprensa sobre a exposição e sobre a iniciativa de completo à exposição, integrada na rubrica «Uma Obra em Foco» e uma newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian. 2005 – 2006

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03338

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém apontamentos manuscritos, correspondência com Peter Furhing e dados para o orçamento e projeto da exposição e catálogo. 2003 – 2003

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03514

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência entre Peter Furhing e o Museu Calouste Gulbenkian sobre a escolha de obras a expor, o projeto expositivo, o primeiro orçamento, pedido de empréstimos e outras questões de caráter organizativo. 2003 – 2006

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03517

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, apontamentos sobre as peças a expor e fotografias das mesmas, apontamento sobre o percurso da exposição, orçamentos, convites e documentação sobre o catálogo da exposição. 2003 – 2006

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03590

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência final sobre a divulgação da exposição, nota de divulgação à imprensa, dossiê de imprensa e recortes de imprensa. 2005 – 2006


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.