Figures from a Collection. Recent Portuguese Painting in the Collection of the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre of Calouste Gulbenkian Foundation

Exposição integrada nas comemorações do Ano Internacional das Artes Visuais na China e organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, em parceria com a Embaixada de Portugal em Pequim e o Instituto Camões. Com o intuito de reforçar as relações culturais entre Portugal e a China, foram apresentados pintores portugueses que se dedicaram à figuração.
Exhibition included in events arranged for the International Day of the Visual Arts in China organised by the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre in partnership with the Embassy of Portugal in Beijing and the Instituto Camões. The show, which sought to strengthen cultural ties between the two countries, featured the work of Portuguese figurative painters.

Exposição coletiva de pintura portuguesa contemporânea, organizada na China Art Gallery, em Pequim, pelo Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com o apoio da Embaixada de Portugal em Pequim, do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) e do Instituto Camões, integrada no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Artes Visuais na China, em 1998.

Esta exposição, que partiu da iniciativa da Embaixada de Portugal em Pequim, pretendia reforçar as relações culturais entre Portugal e a China, num momento em que se aproximava a transferência da administração do território de Macau para a China, o que viria a acontecer em 1999. A mostra ficaria ao abrigo do programa cultural para o triénio 1997-1999, assinado pelos dois países aquando da visita do presidente da República Jorge Sampaio à China.

Em maio de 1997, o embaixador de Portugal em Pequim, Pedro Catarino, submete à apreciação da Fundação Calouste Gulbenkian a proposta de realização de uma exposição de pintura a integrar as manifestações culturais previstas para aquele ano na China (Carta de Pedro Catarino para José Blanco, 19 mai. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00418).

O embaixador de Portugal entendia que «só a Fundação» poderia «dar resposta» a uma iniciativa desta natureza e que o seu prestígio havia sido fundamental para que as autoridades chinesas pusessem à disposição dos organizadores «o espaço mais nobre do conjunto das galerias que compõem o edifício China Art Gallery», em Pequim (Carta de Pedro Catarino para José Blanco, 22 jul. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00418).

As diligências junto das instituições chinesas foram então estabelecidas por via diplomática, através da Embaixada de Portugal. Apesar do manifesto interesse que a iniciativa mereceu por parte do Ministério da Cultura chinês, caberia aos parceiros chineses avaliar o conjunto das obras selecionadas, solicitando para tal o envio de reproduções dessas mesmas obras. Pedro Catarino explica-o nos seguintes termos: «[O] critério de selecção ficará a cargo da Fundação, dentro das regras de censura não explícitas mas reais, que ainda determinam que pinturas com conotações político-ideológicas, por exemplo, não possam ser apresentadas.» (Ofício da Embaixada de Portugal em Pequim, 4 jul. 1997, Arquivos Gulbenkian, CAM 00418)

Mais tarde, tendo em conta a troca de correspondência entre o administrador da FCG, José Blanco, e a Embaixada, pressente-se alguma apreensão relativamente a estas disposições, que, contudo, não condicionaram a isenção das escolhas dos curadores Jorge Molder e Rui Sanches, respetivamente diretor e diretor-adjunto do CAMJAP, embora se tenha cumprido o procedimento protocolar do envio das reproduções das obras para avaliação final por parte das autoridades chinesas (Fax de Maria Ermelinda Oliveira para José Blanco, 8 jul. 1998, CAM 00418).

Inicialmente, a proposta expositiva considerou três hipóteses de apresentação: a primeira, mais extensa e genérica, dedicada à pintura portuguesa recente; as duas últimas orientadas, respetivamente, para os aspetos da figuração ou da abstração na pintura portuguesa dos últimos anos. Acabou por se optar pela tendência figurativa na pintura portuguesa, que contou com um total de 32 obras, de 18 artistas, pertencentes ao acervo do CAMJAP (Projeto da exposição, 31 jul. 1997, Arquivos Gulbenkian, INT 03753).

A seleção centrou-se em pintores portugueses surgidos entre meados da década de 1950 e a década de 1980 e pretendia ser apenas uma amostragem da diversidade e individualidade das propostas da pintura figurativa portuguesa neste período, que contou, entre outros nomes, com artistas como António Dacosta, Júlio Pomar, Eduardo Luiz, Menez, Costa Pinheiro, Paula Rego, ou Manuel Botelho e Pedro Proença, das gerações mais jovens.

Como era explicado pelos comissários, o fio condutor da exposição seria a tendência figurativa da coleção do CAMJAP, que, por sua vez, se relacionava com outros percursos: «The diversity implied in above mentioned production notwithstanding, we have chosen works that would somehow be compatible with each other, allowing some in-depth re-examination of a specific field. This option is also justified by the importance held by figurative representation in Portuguese contemporary art. […] this exhibition does not intend to give a systematic view of the Portuguese artistic panorama, neither from the historical point of view, nor oriented by any other paradigm, but organize a set of significant works, able to yield a consistent vision, from instances that, through their quality and diversity, would represent a part of what is being done in Portugal in that area.» (Figures from a Collection. Recent Portuguese Painting…, 1998, p. 3)

A exposição ocorreu em simultâneo com o «Mês da Cultura Portuguesa em Pequim», programa interdisciplinar coorganizado pelo Instituto Camões, pela Fundação Oriente e pela Embaixada de Portugal em Pequim e que promoveu uma retrospetiva do cinema português, recitais de música, lançamentos de livros e uma exposição de fotografia de Dulce Araújo.

O êxito da iniciativa seria assinalado pelo embaixador, num relatório enviado à FCG: «O eco da exposição foi enorme, pela afluência de público que, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Cultura, terá sido na ordem das 40 000 pessoas, e pela forma positiva como os meios de comunicação a difundiram.» (Carta de Pedro Catarino para José Blanco, 10 dez. 1998, Arquivos Gulbenkian, INT 03753)

Durante a organização da exposição foram endereçados pedidos à FCG para que a mostra fosse levada a Tóquio e a Seul. Contudo não seria possível desenvolver estas itinerâncias, por razões de ordem técnica e operacional.

Filipa Coimbra, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Espaço - Poético - Natureza

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Espaço - Poético - Natureza, 1983 / Inv. 84P466

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético, 1979/80 / Inv. 83P464

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão

António Dacosta (1914-1990)

Sonho de Fernando Pessoa Debaixo de uma Latada numa Tarde de Verão, 1982/83 / Inv. 84P129

Três Estrelas Brancas

António Dacosta (1914-1990)

Três Estrelas Brancas, 1983 / Inv. 84P126

La Boucherie

Eduardo Luiz (1932-1988)

La Boucherie, 1980 / Inv. 81P543

La Chute du Choux Rouge

Eduardo Luiz (1932-1988)

La Chute du Choux Rouge, 1971 / Inv. 83P544

Muralha da China

Filipe Rocha da Silva (1954 -)

Muralha da China, 1986 / Inv. 86P435

A Caça

Graça Morais (1948- )

A Caça, 1982 / Inv. 83P593

A Magia na Caça

Graça Morais (1948- )

A Magia na Caça, 1978 / Inv. 78P432

Cordilheira

Jorge Martins (1940-)

Cordilheira, 1970 / Inv. 83P515

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1970 / Inv. 73P430

Bispo (azul)

Jorge Pinheiro (1931)

Bispo (azul), 1981 / Inv. 83P585

Bispo (vermelho)

Jorge Pinheiro (1931)

Bispo (vermelho), 1981 / Inv. 83P586

O Trapezista

José de Guimarães (1939-)

O Trapezista, Inv. 83E601

Passeio de Rubens e Helène Fourment

José de Guimarães (1939-)

Passeio de Rubens e Helène Fourment, Inv. 80P590

Briança - Festa do Espírito Santo (com retrato de Dacosta)

Júlio Pomar (1926-2018)

Briança - Festa do Espírito Santo (com retrato de Dacosta), Inv. 93P311

Lusitânia no Bairro Latino (Retratos de Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso)

Júlio Pomar (1926-2018)

Lusitânia no Bairro Latino (Retratos de Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso), Inv. 88P584

Homens dos pássaros

Júlio Resende (1917-2011)

Homens dos pássaros, 1983 / Inv. 83P583

Vendedeiras

Júlio Resende (1917-2011)

Vendedeiras, 1974 / Inv. 83P443

Mar Português (da série: Mares portugueses)

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Mar Português (da série: Mares portugueses), Inv. 82P431

Sem título (Cena de Atelier)

Luís Noronha da Costa (1942-2020)

Sem título (Cena de Atelier), Inv. 81P591

A Escada da Adega

Manuel Amado

A Escada da Adega, 1993 / Inv. 97P528

Recanto com Escadote

Manuel Amado

Recanto com Escadote, 1993 / Inv. 97P530

S/Título

Menez (1926-1995)

S/Título, 1988 / Inv. 88P195

Égina e a Águia Arrebatadora (Série: As Metamorfoses de Zeus - VIII)

Nikias Skapinakis (1931-2020)

Égina e a Águia Arrebatadora (Série: As Metamorfoses de Zeus - VIII), 1978 / Inv. 78P587

Estudo para Égina e a Águia Arrebatadora (Série: As Metamorfoses de Zeus - VII)

Nikias Skapinakis (1931-2020)

Estudo para Égina e a Águia Arrebatadora (Série: As Metamorfoses de Zeus - VII), 1978 / Inv. 78P588

The Vivian Girls as Windmills

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

The Vivian Girls as Windmills, Inv. 86P589

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1695

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1696

S/Título

Sérgio Pombo (1947-2022)

S/Título, 1985 / Inv. 85P600

S/Título (Lisboa)

Sérgio Pombo (1947-2022)

S/Título (Lisboa), 1975 / Inv. 76P592


Eventos Paralelos


Publicações


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00418

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém catálogo, lista de obras, seguros, empréstimos, elementos para o catálogo, correspondência recebida e expedida, recortes de imprensa. 1997 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Serviço Internacional), Lisboa / INT 03753

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência com o Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian (despesas, ofícios, correspondência). 1997 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Serviço Internacional), Lisboa / SI-S038-P0037-D00168

Coleção fotográfica, cor: Mês da Cultura Portuguesa (Pequim) 1998

Arquivos Gulbenkian (Serviço Internacional), Lisboa / SI-S038-P0037-D00169

Coleção fotográfica, cor: Mês da Cultura Portuguesa (Pequim) 1998


Exposições Relacionadas

Dessins. Pedro Proença

Dessins. Pedro Proença

1998 / Centre Culturel Calouste Gulbenbenkian; Fondation Calouste Gulbenkian – Delégation en France, Paris

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.