António Areal. Primeira Retrospectiva

Comemorações de Homenagem a Calouste Gulbenkian 1990

Exposição retrospetiva e itinerante da obra de António Areal (1934-1978), organizada pelo Centro de Arte Moderna em parceria com Fundação de Serralves. A mostra inseriu-se nas comemorações de homenagem a Calouste Sarkis Gulbenkian, inaugurando juntamente com as exposições «Transformações» e «Eduardo Luiz».
Travelling retrospective exhibition of the work of António Areal (1934-1978) organised by the Modern Art Centre in partnership with the Serralves Foundation. The show formed part of the events paying homage to Calouste Sarkis Gulbenkian, inaugurated simultaneously with the exhibitions “Transformations” and “Eduardo Luiz”.

A exposição «António Areal. Primeira Retrospectiva» inaugurou no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) a 20 de julho de 1990, no âmbito das celebrações de homenagem ao seu fundador, Calouste Sarkis Gulbenkian. Neste dia, foram igualmente inauguradas as exposições «Transformações», no CAM, na Sede da FCG e nos jardins, e «Eduardo Luiz», na Sede da FCG, além de ter sido realizada uma performance de Roman Signer.

A exposição, previamente apresentada na Fundação de Serralves, de 3 de maio a 24 de junho de 1990, foi comissariada pelo crítico de arte João Pinharanda, que teve a seu cargo a investigação e a seleção prévia das obras. «Sem pretensões de exaustiva retrospectiva», procurou contribuir para a divulgação e o estudo das figuras de maior destaque do panorama artístico nacional, que não eram suficientemente conhecidas do público ou que se encontravam envoltas em polémicas que importava clarificar (António Areal. Primeira Retrospectiva, 1990, p. 7).

Apresentando o trabalho desenvolvido por António Areal – artista que, nas palavras do comissário, «pela sua independência criativa e pelo seu carácter polémico, muito tem interessado os jovens protagonistas da nossa actualidade cultural» (Ibid.) –, a mostra explorou as suas diferentes fases: «uma inquietante obra feita de telas, desenhos e esculturas, que consegue ser simultaneamente inauguradora e experiencial de várias posturas estéticas que marcaram a contemporaneidade: o surrealismo, o "informalismo", o dadaísmo, a "pop art", a atitude conceptual (na série das "caixas"), bem como a "nova figuração"» (Carlos, Expresso, 28 jul. 1990, p. 62-R).

Foram, aliás, as diferentes fases do trabalho de Areal que guiaram a museografia da exposição, que agrupou os trabalhos em função dos diferentes núcleos estilísticos. Um dos trabalhos expostos foi um álbum de 16 desenhos, dos quais o artista fez 22 álbuns originais rigorosamente idênticos. Duas destas edições pertencem ao acervo do Centro de Arte Moderna.

A exposição foi organizada pelo CAM, em colaboração com a Fundação de Serralves, numa iniciativa aclamada pelos media, como o atesta o artigo que Margarida Botelho escreveu para o Diário de Notícias: «Um dos artistas que há muito mereciam uma primeira retrospectiva é, sem dúvida, António Areal. O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian tomou essa iniciativa em Julho passado e ainda bem, porque reviver, clarificar e divulgar figuras que foram marcantes no processo estético do nosso país é algo que pode contribuir para uma maior dinâmica da vida artística portuguesa.» (Botelho, Diário de Notícias, 3 dez. 1990)

O catálogo da exposição, fruto da investigação de João Pinharanda, é uma coedição da Casa de Serralves e do CAM e faz uma compilação dos manifestos, panfletos, artigos de jornal, prefácios e livros escritos por António Areal, assim como das críticas às suas exposições anteriores. O catálogo funciona assim como um complemento da exposição – se esta se dedica à apresentação da obra plástica do artista, o catálogo apresenta o conjunto do seu trabalho literário e teórico, tão importante quanto a produção artística para a compreensão de quem foi António Areal. Isto não o isentará de críticas, nomeadamente por parte de Alexandre Pomar, no artigo que escreve para o Expresso: «[…] No entanto, para além de um tratamento gráfico de gosto e eficácia contestáveis, e de um luxo editorial excessivo a que não corresponde a diminuição das gralhas, verificar-se-á que a leitura dessa informação bruta acumulada se faz dificilmente na ausência de um paralelo comentário crítico condutor». Pomar critica ainda «a ausência de um inventário das exposições individuais e coletivas» e a bibliografia «falha de rigor» (Pomar, Expresso, 18 ago. 1990, p. 8).

A 24 de julho de 1990, foi proferida, no CAM, uma conferência sobre António Areal, por Rui Mário Gonçalves.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A História Dramática de um Ovo - 1 (a 27)

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 1 (a 27), 1967 / Inv. 79P383

A História Dramática de um Ovo - 12

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 12, 1967 / Inv. 79P394

A História Dramática de um Ovo - 15

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 15, 1967 / Inv. 79P397

A História Dramática de um Ovo - 17

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 17, 1967 / Inv. 79P399

A História Dramática de um Ovo - 2

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 2, 1967 / Inv. 79P384

A História Dramática de um Ovo - 20

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 20, 1967 / Inv. 79P402

A História Dramática de um Ovo - 23

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 23, 1967 / Inv. 79P405

A História Dramática de um Ovo - 24

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 24, 1967 / Inv. 79P406

A História Dramática de um Ovo - 27

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 27, 1967 / Inv. 79P409

A História Dramática de um Ovo - 4

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 4, 1967 / Inv. 79P386

A História Dramática de um Ovo - 7

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 7, 1967 / Inv. 79P389

A História Dramática de um Ovo - 9

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - 9, 1967 / Inv. 79P391

A História Dramática de um Ovo - Objecto

António Areal (1934-1978)

A História Dramática de um Ovo - Objecto, 1967 / Inv. 79E1049

A.H.A.Q.O.V.F.P.P.S.A.F.T.

António Areal (1934-1978)

A.H.A.Q.O.V.F.P.P.S.A.F.T., 1964 / Inv. 65E268

Em cima, um arquétipo divino com atributos iconograficamente formulados

António Areal (1934-1978)

Em cima, um arquétipo divino com atributos iconograficamente formulados, 1969 / Inv. 79E1131

Exercício sobre a Pedra

António Areal (1934-1978)

Exercício sobre a Pedra, 1966 / Inv. 66P285

Homenagem a Fernão Mendes Pinto

António Areal (1934-1978)

Homenagem a Fernão Mendes Pinto, c. 1957-1958 / Inv. DP444

Monumento

António Areal (1934-1978)

Monumento, 1964 / Inv. 79E1125

O Fantasma de Avignon - 2

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 2, 1967 / Inv. 79P646

O Fantasma de Avignon - 3

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 3, Inv. 79P645

O Fantasma de Avignon - 6

António Areal (1934-1978)

O Fantasma de Avignon - 6, 1967 / Inv. 79P644

Opus II - nº 42 - 1962

António Areal (1934-1978)

Opus II - nº 42 - 1962, 1962 / Inv. 79P638

Opus II - nº 43 - 1962

António Areal (1934-1978)

Opus II - nº 43 - 1962, 1962 / Inv. 79P639

Opus nº 59 . 1963

António Areal (1934-1978)

Opus nº 59 . 1963, 1963 / Inv. 79P641

Quadro Chamado o Mês de Marte

António Areal (1934-1978)

Quadro Chamado o Mês de Marte, 1966 / Inv. 66P284

Retrato de Jerónimo Bosch (série exercício)

António Areal (1934-1978)

Retrato de Jerónimo Bosch (série exercício), 1958 / Inv. 83P649

Retrato de uma Senhora

António Areal (1934-1978)

Retrato de uma Senhora, 1964 / Inv. 79E1134

s/ título (Objecto)

António Areal (1934-1978)

s/ título (Objecto), 1964 / Inv. 79E1136

s/ título (Objecto)

António Areal (1934-1978)

s/ título (Objecto), 1964 / Inv. 79E1128

s/ título (Objecto)

António Areal (1934-1978)

s/ título (Objecto), Inv. 79E1123

s/ título (Objecto)

António Areal (1934-1978)

s/ título (Objecto), 1964 / Inv. 79E1124

s/ título (Objecto)

António Areal (1934-1978)

s/ título (Objecto), 1964 / Inv. 79E1126

s/ título (Objecto)

António Areal (1934-1978)

s/ título (Objecto), 1964 / Inv. 79E1127

S/Título

António Areal (1934-1978)

S/Título, 1963 / Inv. 79P647

S/título

António Areal (1934-1978)

S/título, 1958 / Inv. 83P648

S/Título

António Areal (1934-1978)

S/Título, 1968 / Inv. DP406

S/Título

António Areal (1934-1978)

S/Título, 1968 / Inv. DP413

s/título

António Areal (1934-1978)

s/título, (1957-58) / Inv. DP437

s/título: Paisagem Lunar

António Areal (1934-1978)

s/título: Paisagem Lunar, (1957) / Inv. DP438

s/título: Praça do Comércio

António Areal (1934-1978)

s/título: Praça do Comércio, 1955 / Inv. DP436

See the Conquering Hero Comes

António Areal (1934-1978)

See the Conquering Hero Comes, 1965 / Inv. 79P630

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, 1966 / Inv. 79P653

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, 1961 / Inv. 79P650

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, 1961 / Inv. 79P651

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, Inv. GP705

sem título

António Areal (1934-1978)

sem título, Inv. GP707

sem título (estudo incompleto)

António Areal (1934-1978)

sem título (estudo incompleto), 1965 / Inv. 79P652


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

Conferência sobre António Areal

24 jul 1990
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00203

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, seguros, correspondência interna e externa, formulários de empréstimo de obras, recortes de imprensa, material para o catálogo e relatórios de restauro do Instituto Rainha D. Leonor. 1990 – 1992


Exposições Relacionadas

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