Arpad Szenes. Lumière. Portugal

Exposição de homenagem a Arpad Szenes, realizada em Lisboa e em Paris, contando com cerca de 30 pinturas produzidas entre 1949 a 1982. Todas as obras tinham em comum o tema da luz na paisagem portuguesa, motivo que foi explorado para acentuar os valores lumínicos próprios da abstração pós-impressionista.
Exhibition staged in Lisbon and Paris dedicated to painter Árpád Szenes's love of the landscapes and light of Portugal, which accentuated the luminous quality particular to post-impressionist abstraction. Born of the desire on the part of the Calouste Gulbenkian Foundation to showcase the artist's work, the exhibition included 30 paintings produced between 1949 and 1982.

Esta exposição partiu do desejo da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) de salientar o trabalho do pintor Arpad Szenes (1897-1985), centrando a temática na sua paixão pela luz e pela paisagem portuguesas: «Arpad Szenes, após o seu casamento com Maria Helena Vieira da Silva, em 1930, visita quase anualmente Portugal e apaixona-se pela sua luz. E, assim, surgem numerosas telas com nomes de lugares, cidades e mesmo praias de Portugal, que a partir dos anos 50 atingem uma pureza e uma simplicidade que o tornam um dos grandes nomes da segunda Escola de Paris.» (Arpad Szenes. Luz. Portugal, 1987)

O Centro de Arte Moderna (CAM) havia homenageado este pintor, nos inícios de 1985, ao organizar a exposição «Retratos de Vieira por Arpad Szenes». Contudo, segundo José Sommer Ribeiro, essa homenagem, feita pouco tempo depois do falecimento do artista, em janeiro de 1985, tinha sido «incompleta, pois não mostrava a série de obras sobre a luz de Portugal» (Ibid.).

Por essa razão, em 1986, a FCG decidiu organizar esta exposição, apresentando-a primeiramente em Paris, no Centre Culturel Portugais, e meses mais tarde em Lisboa.

A montagem em Lisboa teve uma dimensão ligeiramente superior àquela que teve em Paris, contando com cerca de 30 pinturas produzidas entre 1949 e 1982. Todas as obras tinham em comum o tema da luz de Portugal, motivo que foi explorado principalmente como pretexto para acentuar os valores lumínicos próprios da abstração pós-impressionista, de referência paisagística.

As duas edições da exposição contaram com a colaboração direta da pintora Maria Helena Vieira da Silva, viúva de Arpad, e com o comissariado de Guy Weelen, secretário e amigo íntimo do casal e profundo estudioso das suas obras.

Joana Brito, 2016

This exhibition emerged from the Calouste Gulbenkian Foundation’s (FCG) wish to emphasize the work of the painter Árpád Szenes (1987 – 1985), focusing on the artist passion for the Portuguese light and landscape: “After his marriage to Maria Helena Vieira da Silva, in 1930, Arpad Szenes visits Portugal almost annually and falls in love with its light. And thus, numerous canvases named after places, cities and even beaches from Portugal emerge; after the 1950s, they reach a purity and simplicity that turn it into one of the top names of the second École de Paris” (Arpad Szenes. Luz – Portugal, 1987).

The Gulbenkian Foundation Modern Art Center (CAM) had honored the painter, in the beginning of 1985, by organizing the exhibition Retratos de Vieira por Árpád Szenes [Portraits of Vieira by Árpád Szenes]. However, according to José Sommer Ribeiro, this homage, done shortly after the artist’s death on January 1985, had been “incomplete because it didn’t show the series of works about Portugal’s light” (Arpad Szenes. Luz – Portugal, 1987).

For this reason, in 1986, the FCG decided to organize this exhibition, presenting it, firstly in Paris, at Calouste Gulbenkian Paris Branch, the Centre Culturel Portugais (CCP), and, months later, in Lisbon.

The Lisbon exhibition layout had a slightly larger dimension than the one from Paris, presenting around thirty paintings produced between the years of 1949 and 1982. All the paintings had Portugal’s luz [light] as a common theme, a motive that was explored mainly as a pretext to point out the post-impressionist abstract luminal values, from a landscape reference.

The two editions of the exhibition benefited from both the direct collaboration of the painter Maria Helena Vieira da Silva, Árpád’s widow, and the commissioner Guy Weelen, the secretary and a close friend of the couple and learned scholar of Árpád’s work.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Eclipse

Arpad Szenes (1897-1985)

Eclipse, Inv. PE82

Les Sirènes

Arpad Szenes (1897-1985)

Les Sirènes, Inv. PE83

L'Étoile

Arpad Szenes (1897-1985)

L'Étoile, (1963) / Inv. PE85

Peinture

Arpad Szenes (1897-1985)

Peinture, Inv. PE84

Peinture

Arpad Szenes (1897-1985)

Peinture, Inv. PE86

Eclipse

Arpad Szenes (1897-1985)

Eclipse, Inv. PE82

Les Sirènes

Arpad Szenes (1897-1985)

Les Sirènes, Inv. PE83

L'Étoile

Arpad Szenes (1897-1985)

L'Étoile, (1963) / Inv. PE85

Peinture

Arpad Szenes (1897-1985)

Peinture, Inv. PE84

Peinture

Arpad Szenes (1897-1985)

Peinture, Inv. PE86


Eventos Paralelos

Visita oficial

[Arpad Szenes. Lumière. Portugal]

1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum da inauguração da exposição
Visita oficial. José de Azeredo Perdigão e Maria Helena Vieira da Silva (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão e Aníbal Cavaco Silva (ao centro) e Roberto Gulbenkian (à dir.)
Visita oficial. Maria Helena Vieira da Silva (ao centro), Aníbal Cavaco Silva e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Visita oficial. José de Azeredo Perdigão e Maria Helena Vieira da Silva (à esq.) e Madalena de Azeredo Perdigão e Aníbal Cavaco Silva (à dir.)
Visita oficial. Maria Helena Vieira da Silva (à esq.), Aníbal Cavaco Silva e Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Visita oficial. Aníbal Cavaco-Silva (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão e Maria Helena Vieira da Silva (ao centro) e José Sommer Ribeiro (atrás, à dir.)
Guy Weelen (à esq.) e Maria Helena Vieira da Silva (à dir.)
Guy Weelen (à esq.)
José Blanco (à esq.)
José-Augusto França (ao centro)
Maria Helena Vieira da Silva, José-Augusto França.
Maria Helena Vieira da Silva (à esq.) e Mário Cesariny (à dir.)

Multimédia


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05090

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, pedidos de empréstimos de obras, seguros, material de comunicação, lista das obras que figuraram na exposição, recortes de imprensa e convite da inauguração. 1986 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00116

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém o processo de edição do respetivo catálogo, convite para a inauguração da exposição, minuta do protocolo de acordo entre a FCG e a pintora Maria Helena Vieira da Silva para a criação, em Lisboa, de um centro dedicado às artes. 1987 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04786

Álbum com 24 provas fotográficas, p.b.: objetos e almoço em honra de Arpad Szenes. (FCG-CCP, Paris) 1986

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04832

Álbum com 43 provas fotográficas, p.b.: inauguração (FCG-CFCG-CCP, Paris) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00481

12 provas, p.b., cor: visita oficial (FCG, Lisboa) 1987

Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva (FASVS), Lisboa / Recurso online

1 prova, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1987


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