O Ouro e a História Pré-Colombiana

Exposição itinerante que dava a conhecer as coleções de ourivesaria e cerâmica do Museo del Oro, do Banco da República da Colômbia. Organizada segundo critérios geográficos e cronológicos, esta exposição iniciava-se com um mapa das zonas arqueológicas da Colômbia e uma cronologia das diferentes culturas que se desenvolveram naquelas regiões no período pré-colonial.
Travelling exhibition to present gold and ceramic objects forming part of the collection of the Museo del Oro, of the Central Bank of Colombia. Organised by region and date, the exhibition opened with a map of archaeological areas in Colombia and a timeline of the different cultures that developed in those areas during the pre-colonial era.

Exposição itinerante que dava a conhecer as coleções de ourivesaria e cerâmica do Museo del Oro, do Banco da República da Colômbia (Bogotá). Anteriormente apresentada em Milão, Madrid e Viena, esta mostra integrou a programação do Museu Calouste Gulbenkian, contando com o apoio do Serviço de Belas-Artes e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Além do interesse histórico e artístico da exposição, era evidente a sua relevância e contributo para a aproximação cultural entre a Colômbia e Portugal, como apontara Syder Santiago, embaixador de Portugal em Bogotá (Carta de Syder Santiago para José de Azeredo Perdigão, 13 mai. 1988, Arquivos Gulbenkian, SEM 00386).

Assim, fez-se coincidir a inauguração com a visita oficial a Portugal do então presidente da República da Colômbia, Virgílio Barco, que visitou a mostra na companhia do chefe de Estado português, à data Mário Soares.

O projeto museográfico de Vítor Manaças, que transformara a Galeria de Exposições Temporárias do Museu numa espécie de Wunderkammer, foi adaptado à mostra em questão. As inúmeras vitrinas abertas ao longo da sala adequavam-se às peças de pequena e média dimensões em ouro e cerâmica.

Organizada segundo critérios geográficos e cronológicos, esta exposição iniciava-se com um mapa das zonas arqueológicas da Colômbia (Nariño, Tolima, Calima, Muisca, Quimbaya, Sinú, Tairona) e uma cronologia das diferentes culturas que se desenvolveram naquelas regiões no período pré-colonial (de 400 a.C. a inícios do século XVI). A cada região correspondiam uma ou mais vitrinas com objetos de natureza distinta (objetos utilitários, ornamentais e de culto).

O tom azul-escuro usado nas paredes e a iluminação dramática salientavam não só o valor artístico e material das peças, mas também as formas e símbolos enigmáticos nelas contidos. Cada núcleo de objetos, correspondente a uma das regiões, dispunha de um texto onde eram descritos hábitos, costumes e crenças dos grupos que aí se haviam estabelecido, de forma a elucidar os visitantes sobre as funções dos artefactos expostos. Estas informações eram complementadas com fotografias, que mostravam o modo como os objetos eram usados, os locais e condições em que foram encontrados, ou as técnicas metalúrgicas com que haviam sido executados.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Presidência), Lisboa / PRES 01568

Pasta com documentação referente ao processo do acordo firmado entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Banco da República da Colômbia. Contém correspondência oficial, correspondência interna e lista de obras para efeitos de seguro. 1987 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00386

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, orçamentos, listagem das peças (seguro), «condition report», convite, textos e fichas das peças, catálogos de outras itinerâncias da exposição. 1985 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0238-D00737

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0238-D00738

Coleção fotográfica, p.b. aspetos (FCG, Lisboa) 1988


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