Yersín

Comissariada por Françoise Simecek, a presente retrospetiva do artista suíço Abert-Edgar Yersin (1905-1984) surge da fusão das itinerâncias anteriores na Suíça e nos Estados Unidos. Às gravuras e livros provenientes da coleção da Fondation William Cuendet & Atelier de Saint-Prex, juntou-se um núcleo de 11 pinturas provenientes da Galerie L’Entracte.
This retrospective exhibition on Swiss artist Albert-Edgar Yersin (1905-1984), curated by Françoise Simecek, stemmed from a fusion of previous travelling shows in Switzerland and the United States. The prints and books from the Fondation William Cuendet & Atelier de Saint-Prex were presented together with an section containing 11 paintings from the Galérie L'Entracte.

Exposição retrospetiva do artista suíço Albert-Edgar Yersin (1905-1984), comissariada por Françoise Simecek, autora da obra Catalogue raisonné de l’œuvre gravé et lithographié de A.-E. Yersin (1983).

Depois das exposições de gravura e pintura de Yersin apresentadas no Musée de l’Élysée (1983), com itinerância nos Estados Unidos da América, e na Galerie L’Entracte (Lausanne, 1983), a proposta de Françoise Simecek para a Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian é o resultado da fusão dessas duas mostras. 

As obras foram agrupadas segundo o seu medium e técnica (litografia, gravura a cores, pintura e livros), de forma a mostrar, por um lado, o lugar de cada um no corpo de trabalho de Yersin e, por outro, o modo como o artista revolucionara a prática da gravura através do seu gesto, da criação de utensílios e da introdução de cor. Foi ainda exibido um vídeo de apoio, adaptado para português, produzido por ocasião da exposição na The Rosenwald-Wolf Gallery (Filadélfia), no qual eram mostradas as técnicas de gravura em cobre e impressão a cores usadas e desenvolvidas por Yersin.

Às gravuras e livros provenientes da coleção da Fondation William Cuendet & Atelier de Saint-Prex, juntou-se um pequeno núcleo de onze pinturas, provenientes da Galerie L’Entracte, que pretendia ser representativo do período em que Yersin experimentara a pintura (entre 1956 e 1959), pois, como explica Claude Ritschard, «o gesto de Yersin pintor é diferente do de Yersin gravador. […] Os utensílios mudam a linguagem; propõem à sensibilidade modificar a distância do olhar, não somente o olhar físico mas o olhar mental» (Yersín, 1987, pp. 70-71).

Mariana Roquette Teixeira, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00359

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, listagem das peças que integraram a exposição, guias de transporte, orçamentos para o catálogo e o cartaz, textos para o catálogo, convite, maqueta do catálogo. 1986 – 1995

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997


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