Saudade e Paixão. Aspectos da Actual Pintura Suíça

Exposição coletiva de divulgação da arte suíça contemporânea, reunindo um conjunto de cerca de 60 obras de sete artistas da Suíça alemã. A itinerância da exposição a Lisboa foi possível devido à vontade conjunta da Fundação Pro Helvetia e da Embaixada da Suíça em Portugal.
Collective exhibition promoting contemporary Swiss art and featuring around 60 artworks by seven German-speaking Swiss artists. The show was brought to Lisbon thanks to the joint efforts of the Pro Helvetia Foundation and the Embassy of Switzerland in Portugal.

A exposição coletiva de sete pintores da Suíça alemã (Deutschschweiz) inaugurou a 19 de dezembro de 1984 na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian e encerrou a 13 de janeiro de 1985. Estiveram representados cerca de 60 trabalhos, da autoria de Klaus Born (1951), Rudolf Buchli (1940), Martin Cleis (1946), Daniel Gaemperle (1954), Raphael Kessler (1941), Thomas Müllenbach (1949) e Aldo Schmid (1951).

Antes da sua presença em Lisboa, a exposição foi apresentada na Fundació Joan Miró, em Barcelona, de 31 de maio a 1 de julho de 1984. A itinerância em Lisboa foi possível devido à vontade conjunta da Fundação Pro Helvetia e da Embaixada da Suíça em Portugal.

Em vários documentos analisados, refere-se que a exposição reúne o trabalho de seis pintores suíços, tendo sido neste formato que esteve patente em Barcelona. Em Lisboa, porém, juntar-se-ia o trabalho de Daniel Gaemperle.

A introdução do catálogo da exposição, assinada por Christoph Eggenberger, diretor do Departamento de Arte Cinematográfica da fundação suíça para a cultura Pro Helvetia, dá conta de um grupo de sete artistas não homogéneo, constituído por um «espectro que vai desde o aspecto empolado até à quietude repousante. Todos eles vivem com uma ideia íntegra, não desejam mudar o mundo criticando as circunstâncias desgraçadas da nossa época, pelo contrário, desejam mais opor um conceito íntegro do mundo às mesmas» (Saudade e Paixão. Aspectos da Actual Pintura Suíça, 1984).

Robert Th. Stoll, num outro texto do mesmo catálogo, referindo-se à exposição de Barcelona, elabora um estudo sobre a linguagem pictórica que une os sete artistas da exposição, alegando que os seus trabalhos se aproximam da abstração e do gestualismo.

Os recortes de imprensa consultados incidem na divulgação da exposição e na análise dos trabalhos expostos.

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00310

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência interna e externa, material para o catálogo e recortes de imprensa. 1984 – 1985


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